Gustavo Fernando Kuhlmann: um bandeirante na cruzada da instrução (1910-1930). Gustavo Fernando Kuhlmann: a paulista pioneer in a instruction crusade (1910-1930)

Autores

  • Elizabeth Figueiredo de Sá bethfsa@uol.com.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v18i38.399

Palavras-chave:

Bandeirismo na educação. Educação. Mato Grosso. São Paulo. Gustavo Kuhlmann.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar que a representação do bandeirismo da educação, apropriada pelos normalistas paulistas, impulsionou-os a largarem seus lares e partirem em missão civilizadora. Terá como foco a experiência do professor Gustavo Fernando Kuhlmann, que viajou em comissão para Mato Grosso atuando no período de 1910 a 1916, quando então retornou para o estado de São Paulo e deu continuidade ao seu trabalho na educação até 1930. Concluiu-se que em determinado momento a apropriação da representação do bandeirismo pelos normalistas paulistas, extrapolou a missão a eles confiada de disseminação do modelo escolar, transformando-se na sua finalidade de vida.

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Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo de Sá, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação. Pós-doutoranda em
Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do NIEPHE - FEUSP e do GEM- IE-UFMT.

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Recebimento em: 28/07/2009.

Aceite em: 06/08/2009.

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

SÁ, E. F. de. Gustavo Fernando Kuhlmann: um bandeirante na cruzada da instrução (1910-1930). Gustavo Fernando Kuhlmann: a paulista pioneer in a instruction crusade (1910-1930). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 567–584, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.399. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/399. Acesso em: 27 abr. 2024.