A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses

Autores

  • Daniel Fonseca de Andrade dfa@netsite.com.br
    Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

10.29286/rep.v18i38.397

Palavras-chave:

Educação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.

Resumo

Este trabalho visa demonstrar a importância de se incluir, em processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a discussão sobre a condição profissional dos docentes, reconhecendo que barreiras ao desenvolvimento da EA não se limitam a aspectos didáticos e metodológicos, mas se encontram, também, na sua condição de docente. Essa importância é ilustrada com dados levantados com 19 professores municipais da cidade de Ribeirão Preto (SP), durante uma oficina de educação ambiental. Os dados focalizam uma série de aspectos (salário, lotação de salas, longas jornadas, falta de atualização) que transcendem a sala de aula, constituindo-se em obstáculos para o desenvolvimento da EA.

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Biografia do Autor

Daniel Fonseca de Andrade, Centro Universitário Barão de Mauá

Docente no Centro Universitário Barão de Mauá. Rua Ramos de Azevedo, 423, Jardim Paulista, Ribeirão Preto, SP. Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank (Londres). Membro e Educador Ambiental da OSCIP Ibiré, Ribeirão Preto. (www.ibire.org.br). Endereço para correspondência: Rua Tamoios, 262 apto 151, CEP: 14020-700. Bairro: Santa Cruz de José Jacques Ribeirão Preto, SP.

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Recebimento em: 25/08/2009.

Aceite em: 08/09/2009.

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

ANDRADE, D. F. de. A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 535–550, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território