A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses

Autores

  • Daniel Fonseca de Andrade dfa@netsite.com.br
    Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

10.29286/rep.v18i38.397

Palavras-chave:

Educação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.

Resumo

Este trabalho visa demonstrar a importância de se incluir, em processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a discussão sobre a condição profissional dos docentes, reconhecendo que barreiras ao desenvolvimento da EA não se limitam a aspectos didáticos e metodológicos, mas se encontram, também, na sua condição de docente. Essa importância é ilustrada com dados levantados com 19 professores municipais da cidade de Ribeirão Preto (SP), durante uma oficina de educação ambiental. Os dados focalizam uma série de aspectos (salário, lotação de salas, longas jornadas, falta de atualização) que transcendem a sala de aula, constituindo-se em obstáculos para o desenvolvimento da EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fonseca de Andrade, Centro Universitário Barão de Mauá

Docente no Centro Universitário Barão de Mauá. Rua Ramos de Azevedo, 423, Jardim Paulista, Ribeirão Preto, SP. Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank (Londres). Membro e Educador Ambiental da OSCIP Ibiré, Ribeirão Preto. (www.ibire.org.br). Endereço para correspondência: Rua Tamoios, 262 apto 151, CEP: 14020-700. Bairro: Santa Cruz de José Jacques Ribeirão Preto, SP.

Referências

ANDRADE. Instrumentación de lá educación ambiental en las escuelas: un análisis bibliográfico de algunos de sus problemas y possibilidades. Tópicos en Educación Ambiental, 3 (8), 2001, p. 44-54.

ANDRADE, D.F.de. et al. Implantação da educação ambiental em uma escola infantil de Ribeirão Preto, SP: relato de experiência. Rev. eletrônica. Mestr. Educ. Ambient. v. 9, jul-dez, 2002. p. 46 – 56.

ANDRADE, D.F. de. Alguns aspectos da Lei de Política Nacional de Educação Ambiental do ponto de vista de educadores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: UFscar, 2003. 1 CD-ROM.

ANDRADE, D.F.de.; CROISFELTS, H.; LAGUNA, V.G. Formação continuada de professores em Educação Ambiental: relato e reflexão sobre experiência em uma escola pública de Ribeirão Preto, SP. Rev. eletrônica. Mestr. Educ. Ambient. v.

, Jan-Jun, 2004. p. 90 – 106.

BALL, S. The micropolitics of the school. London: Routledge, 1987.

BRASIL. Lei n. 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abril 1999. Disponível em: http://

www6.senado.gov.br/legislaca /ListaPublicacoes.action?id=226350. Acesso: 12/03/2009.

BRAUS, J. Environmental Education: Where we’ve been and where we’re going. Bio-Science, p. S-45- S-51, 1995. Supplementary edition.

CARVALHO, I. As transformações na cultura e o debate ecológico: desafios políticos para a educação ambiental. In: NOAL, F.O. et al. Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1998. p. 113 – 126.

CROISFELTS, H., ANDRADE, D.F.de, SOUZA, T.N. Um ensaio crítico acerca da provisão de formação continuada de professores em educação ambiental durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo- HTPC. In: ENCONTRO

DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: UFscar, 2003. 1 CD-ROM.

MEDINA, N.M. A formação dos professores em educação ambiental. In: SEF. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2001. p. 17-24.

OONYU, J.C. Applicability, constraints and opportunities for the effective Implementation of environmental education in Uganda’s primary schools. Environmental education and information. v.17, n. 3. p. 287-298, 1998.

REA, J. Educating for our environment: an Australian experience. The environmentalist, 14(16), p. 246-251, 1995.

SEGURA, D. de. S.B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2001.

SENA, M.L.; GARLA, R.C; ANDRADE, D.F.de. Formação continuada de professores em educação ambiental: proposta metodológica utilizada em Fernando de Noronha, PE. Rev. eletrônica. Mestr. Educ. Ambient. v. 18, Jan – Jun, 2007.

p. 361-378.

UNESCO-UNEP. An idea whose time had come. In: Changing minds – earthwise. UNESCO-UNEP. 1993. p. 10-13.

Recebimento em: 25/08/2009.

Aceite em: 08/09/2009.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

ANDRADE, D. F. de. A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 535–550, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território