Mediação de alunos especiais em programas de criatividade e de comunicação. Mediation of children with special needs in communication and creativity programs

Autores

  • Tatiane Lebre Dias t.lebre@uol.com.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Kely Maria Pereira de Paula kelymppaula@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo http://www.ufes.br
  • Sônia Regina Fiorim Enumo sonia.enumo@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo http://www.ufes.br

DOI:

10.29286/rep.v18i38.396

Palavras-chave:

Mediação. Crianças com necessidades educativas especiais. Intervenção.

Resumo

Este trabalho analisou os padrões de mediação entre experimentadores e crianças com necessidades educativas especiais a partir da operacionalização dos itens e critérios da Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada elaborada por Carol Lidz. O primeiro estudo analisou o padrão de mediação do experimentador durante a aplicação de um programa de intervenção para o desenvolvimento de habilidades linguístico-cognitivas, e o segundo o padrão de mediação do experimentador durante aplicação de um programa de promoção da criatividade. Assim, podem-se fornecer subsídios para avaliar o papel e a eficácia do mediador no processo de modificabilidade cognitiva.

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Biografia do Autor

Tatiane Lebre Dias, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Curso de Psicologia - Instituto de Educação.

Kely Maria Pereira de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade
Federal do Espírito Santo – UFES. Av. Fernando Ferrari, 514 – Campus Universitário “Alaor de
Queiroz Araújo” – Centro de Ciências Humanas e Naturais. Bairro Goiabeiras, Vitória, ES. Cep. 29075-910.

Sônia Regina Fiorim Enumo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Social e Docente no Programa de Pós-
Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pesquisadora CNPq. Av. Nossa
Senhora Penha, 2432 – Apto – 1205B Santa Luiza – Vitória-ES – Cep. 29045-909

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Recebimento em: 20/12/2008.

Aceite: 10/07/2009.

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

DIAS, T. L.; PAULA, K. M. P. de; ENUMO, S. R. F. Mediação de alunos especiais em programas de criatividade e de comunicação. Mediation of children with special needs in communication and creativity programs. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 489–503, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.396. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/396. Acesso em: 27 abr. 2024.