O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges

Autores

  • Kátia Morosov Alonso katia.ufmt@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Tereza Leones Monteiro tereza_00@hotmail.com
    Professora da rede municipal de Rondonópolis-MT.

DOI:

10.29286/rep.v18i38.395

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.

Resumo

O estudo analisa a gestão democrática e o papel do gestor na condução dos processos democráticos na escola, ancorando-se teoricamente em revisão bibliográfica sobre esse tema. Tem-se, pela pesquisa, que para os integrantes da escola, os organismos a serem apropriados mais autonomamente, são ainda pouco significativos, já que não se reconhecem como participantes ativos no destino destas instituições. No entanto, no movimento de “idas e vindas” na consolidação da gestão democrática, surgem entendimentos que insistem na ideia de que o gestor escolar, em “luta” constante contra os “desvios” numa atuação de natureza mais democrática, busca e constrói sentidos em seu trabalho “arejando-o”. Conclui-se que o gestor escolar aspira atingir objetivos transcendentes a sua função profissional, limitando, o papel de mediador que lhe é conferido.

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Biografia do Autor

Kátia Morosov Alonso, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do PPGE na UFMT. Endereço para
correspondência: Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n Coxipó. Cuiabá-MT. CEP 78.060-900.

Tereza Leones Monteiro, Professora da rede municipal de Rondonópolis-MT.

Professora da rede municipal de Rondonópolis-MT.

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Recebimento em: 23/03/2009.

Aceite em: 04/11/2009.

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Publicado

2012-09-03

Como Citar

ALONSO, K. M.; MONTEIRO, T. L. O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 519–531, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.395. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/395. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania