O Gestor Escolar e a Gestão Democrática: papéis e desafios. School Manager and Democratic Management: roles and challenges
DOI:
10.29286/rep.v18i38.395Palavras-chave:
Gestão Democrática. Gestor Escolar. Participação. Autonomia.Resumo
O estudo analisa a gestão democrática e o papel do gestor na condução dos processos democráticos na escola, ancorando-se teoricamente em revisão bibliográfica sobre esse tema. Tem-se, pela pesquisa, que para os integrantes da escola, os organismos a serem apropriados mais autonomamente, são ainda pouco significativos, já que não se reconhecem como participantes ativos no destino destas instituições. No entanto, no movimento de “idas e vindas” na consolidação da gestão democrática, surgem entendimentos que insistem na ideia de que o gestor escolar, em “luta” constante contra os “desvios” numa atuação de natureza mais democrática, busca e constrói sentidos em seu trabalho “arejando-o”. Conclui-se que o gestor escolar aspira atingir objetivos transcendentes a sua função profissional, limitando, o papel de mediador que lhe é conferido.Downloads
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Recebimento em: 23/03/2009.
Aceite em: 04/11/2009.