Currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: alicerce possível na construção da cidadania ativa e crítica. Curriculum for early years of education key: construction of foundation possible in active citizenship and critical
DOI:
10.29286/rep.v18i38.392Palavras-chave:
Currículo. Gestão escolar. Proposta Educacional de Gramsci.Resumo
O artigo objetiva apresentar resultados de pesquisa realizada em uma escola pública municipal da periferia de Cuiabá/MT, cujo objeto de estudo versou sobre o currículo em ação. Indagou-se se o currículo viabiliza conhecimentos, experiências democráticas aos envolvidos. Com esse questionamento, procedeu-se a análise do currículo escolar embasada em um referencial teórico-metodológico crítico perpassado pelo pensamento gramsciano. O texto destaca: a trajetória assumida na pesquisa; a “escola unitária”, uma das categorias que fundamenta a investigação e fragmentos que evidenciam avanços, empecilhos e desafios no estabelecimento de um currículo qualitativo à população pobre.Downloads
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Recebimento em: 11/05/2009.
Aceite em 11/06/2009.