Currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: alicerce possível na construção da cidadania ativa e crítica. Curriculum for early years of education key: construction of foundation possible in active citizenship and critical

Autores

  • Angelina de Melo Vieira angelinavieira@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v18i38.392

Palavras-chave:

Currículo. Gestão escolar. Proposta Educacional de Gramsci.

Resumo

O artigo objetiva apresentar resultados de pesquisa realizada em uma escola pública municipal da periferia de Cuiabá/MT, cujo objeto de estudo versou sobre o currículo em ação. Indagou-se se o currículo viabiliza conhecimentos, experiências democráticas aos envolvidos. Com esse questionamento, procedeu-se a análise do currículo escolar embasada em um referencial teórico-metodológico crítico perpassado pelo pensamento gramsciano. O texto destaca: a trajetória assumida na pesquisa; a “escola unitária”, uma das categorias que fundamenta a investigação e fragmentos que evidenciam avanços, empecilhos e desafios no estabelecimento de um currículo qualitativo à população pobre.

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Biografia do Autor

Angelina de Melo Vieira, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, sob a orientação do Prof. Dr. Giovanni Semeraro e professora de Currículo no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço para correspondência: UFMT. Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n. Coxipó, Cuiabá-MT, CEP 78060-900.

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Recebimento em: 11/05/2009.

Aceite em 11/06/2009.

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Publicado

2012-08-31

Como Citar

VIEIRA, A. de M. Currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: alicerce possível na construção da cidadania ativa e crítica. Curriculum for early years of education key: construction of foundation possible in active citizenship and critical. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 469–485, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.392. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/392. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores