Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros
DOI:

Palavras-chave:
Atitude, Ensino Médio, Relevância da ciênciaResumo
Buscou-se verificar as opiniões dos jovens brasileiros sobre a ciência escolar e o interesse pela ciência fora da escola. Houve a participação de 2.404 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. As coletas de dados foram por meio de questionários e para as análises utilizou-se Software Statistical Package for Social Science (SPSS) - 18.0. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem a importância das aulas de ciências e o seu papel no cotidiano, mas a proporção de interessados em aprofundar sobre temas científicos em outros espaços de informação é menor.
Palavras-chave: Atitude. Ensino Médio. Relevância da ciência.
Downloads
Referências
AWAN, R. et al. Attitudes toward science among school students of different nations: A review study. Journal of College Teaching & Learning (TLC), v. 8, n. 2, p. 43-50, 2011.
BENNETT, J.; LUBBEN, F.; HOGARTH, S. Bringing science to life: A synthesis of the research evidence on the effects of context‐based and STS approaches toscience teaching. Science & Education, v. 91, n. 3, p. 347-370, 2006.
BENNETT, J.; HOGARTH, S. Would you want to talk to a scientist at a party? High school students’ attitudes to school science and to science. International Journal of Science Education, v. 31, n. 14, p. 1975-1998, 2009.
CHRISTIDOU, V. Interest, attitudes and images related to science: Combining students’ voices with the voices of school Science, teachers, and popular Science. International Journal of Environmental & Science Education, v. 6, n. 2, p. 141-159, 2011.
COURI, C. Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito-escola. Est. Aval. Educ., v. 21, n. 47, p. 449-472, 2010DANAIA, L.; FITZGERALD, M.; MCKINNON, D. Students’ Perceptions of
High School Science: What has Changed Over the Last Decade? Research in Science Education, v. 43, p. 1.501-1.515, 2013.
ESHACH, H. Bridging in-school and out-of-school learning: Formal, non-formal, and informal education. Journal of science education and technology, v. 16, n.2, p. 171-190, 2007.
FALLIK, O.; ROSENFELD, S.; EYLON, B. School and out-of-school science:
A model for bridging the gap. Studies in Science Education, v. 49, n. 1, p.
-91, 2013.
JIDESJÖ, A.; OSCARSSON, M.; KARLSSON, K. G.; STRÖMDAHL, H.
Science for all or science for some: What Swedish students want to learn about in secondary science and technology and their opinions on science lessons. Nordic Studies in Science Education, v. 5, n. 2, p. 213-229, 2009.
KIESLER, C. A.; COLLINS, B. E.; MILLER, N. Attitude change: a critical
analysis of theoretical approaches. New York: John Wiley & Sons, 1969. 377 p.
LOGAN, M.; SKAMP, K. Engaging students in science across the primary secondary interface: Listening to the students’ voice. Research in Science Education, v. 38, n. 4, p. 501-527, 2008.
LYONS, T. Different countries, same science classes: Students’ experiences of school science in their own words. International Journal of Science Education, v. 28, n. 6, p. 591-613, 2006.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Ciência e público: reflexões sobre o Brasil. Redes, v. 15, n. 30, p. 105-124, 2009.
MOTA, H. S. Evolução Biológica e Religião: atitudes de jovens estudantes
brasileiros. 2013. 275p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
OSBORNE, J.; COLLINS, S. Students’ views of the role and value of the science curriculum: a focus-group study. International Journal of Science Education, n. 23, p. 441-467, 2001.
QUINN, F.; LYONS, T. High School Students Perceptions of School Science
and Science Careers: A Critical Look at a Critical Issue. Science Education
International, v. 22, n. 4, p. 225-238, 2011.
SANTOS-GOUW, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 2013. 242p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SIMPSON, J. S.; PARSONS, E. C. African American perspectives and informal science educational experiences. Science Education, v. 93, n. 2, p. 293-321, 2009.
SJØBERG, S.; SCHREINER, C. Update on the ROSE project: Students
perceptions of science and technology. IOSTE Newsletter, v.8, n.1, p. 7–10, 2005.
VAN AALDEREN‐SMEETS, S. I.; WALMA VAN DER MOLEN, J. H.;
ASMA, Lieke J. F. Primary teachers’ attitudes toward science: A new theoretical framework. Science Education, v. 96, n. 1, p. 158-182, 2012.
VOGT, C. A.; CASTELFRANCHI, Y. Interesse, informação e comunicação:
Cultura científica em Iberoamérica: encuesta em grandes núcleos urbanos. In: ALBORNOZ, M.; MARCHESI ULLASTRES, A.; ARANA, L. Cultura científica en Iberoamérica. Encuesta en grandes núcleos urbanos. Proyecto Estándar Iberoamericano de Indicadores de Percepción Pública, Cultura Científica y Participación Ciudadana (2005-2009), 2009, p. 21-36.
VOGT, C.; MORALES, A. P.; RIGHETTI, S.; CALDAS, C. Hábitos informativos sobre ciência e tecnologia. In: POLINO, C. Los estudiantes y la ciencia: encuesta a jóvenes ibero-americanos. Buenos Aires: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2011, p. 155-182.