Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna marieta.penna@yahoo.com.br
    Universidade de São Paulo http://www.usp.br

DOI:

10.29286/rep.v18i38.389

Palavras-chave:

Perfil dos professores. Função docente. Posição social.

Resumo

Este artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam.

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Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade de São Paulo

Professora de Didática do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Universidade
de São Paulo. Doutora em Educação e Ciências Sociais pela PUC – São Paulo.

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Recebimento em: 13/01/2009.

Aceite em: 30/04/2009.

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

PENNA, M. G. de O. Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 431–447, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.389. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores