A Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários

Autores

  • Kleber Tuxen Carneiro kleber2910@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA http://orcid.org/0000-0003-0826-6172 http://www.researcherid.com/rid/K-1007-2015
  • Eliasaf Rodrigues de Assis eliasafassis@hotmail.com
    Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta
  • Maurício Bronzatto maub1970@ig.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto (IFSP)
  • Ricardo Leite de Camargo ricardocamargo@usp.br
    Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - EALQ/USP

DOI:

10.29286/rep.v27i66.3755

Palavras-chave:

Jogo. Memória. Cultura Lúdica. Infância nas décadas de 20 e 30.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de doutoramento cujo objetivo foi conhecer as diferentes manifestações da cultura lúdica na infância de octogenários e nonagenários, vivida nas décadas de 20 e 30. Levou-se em consideração que as distintas configurações assumidas pela infância produzem diferentes “cenários” que podem influenciar a forma e o conteúdo da constituição da cultura lúdica. Com base no método História Oral, que resgatou a infância rememorada dos 32 “guardiões da memória”, procurou-se "escavar" o substrato do lúdico presente naquele momento histórico. Discutiu-se, ainda, a importância de preservar a memória lúdica, que é diretamente afetada por vários fatores, podendo sofrer perdas, desapegos e esquecimentos.

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Biografia do Autor

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área e instituição. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras/MG

Eliasaf Rodrigues de Assis, Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta

Graduado em Ciências Sociais, é Mestre e Doutor em Educação Escolar pela FCLAR - UNESP - Araraquara. Atualmente é professor do curso de Pedagogia no Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta. 

Maurício Bronzatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto (IFSP)

Possui graduação em Letras e Pedagogia e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto (IFSP)
 

Ricardo Leite de Camargo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - EALQ/USP

Professor Livre Docente pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

CARNEIRO, K. T.; ASSIS, E. R. de; BRONZATTO, M.; CAMARGO, R. L. de. A Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 815–838, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.3755. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3755. Acesso em: 8 nov. 2024.