A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social

Autores

  • Daniela Anjos daniela.anjos.prof2015@gmail.com
    Universidade São Francisco
  • Debora Dainez ddainez@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3724

Palavras-chave:

habitus, gênero de atividade, prática docente

Resumo

O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

ANJOS, D.; DAINEZ, D. A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 91–108, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3724. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724. Acesso em: 24 abr. 2024.