O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i45.338

Palavras-chave:

Ensino da matemática. Avaliação e erro.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia F. Aragão Tanus, UNIC

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Matemática - GRUEPEM. Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Marta Maria Pontin Darsie

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

TANUS, V. L. F. A.; DARSIE, M. M. P. O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 169–189, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.338. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/338. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática