Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças

Autores

  • Eliane Lima Piske e.nanny@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Maria Angela Mattar Yunes mamyunes@yahoo.com.br
    Professora Doutorada Associada e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, Unilasalle, Canoas, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Angela Adriane Bersch angelabersch@gmail.com
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio grande- FURG
  • Angela Torma Pietro angela.torma@gmail.com
    Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

DOI:

10.29286/rep.v27i66.3364

Palavras-chave:

Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento sob o olhar das crianças de 7 a 12 anos. Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo, respeitando a integridade, os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio do software Atlas.Ti. Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas.

Palavras-chave: Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

ResumoEste artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento por meio do olhar de crianças de 7 a 12 anos.  Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. . A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo com as crianças, respeitando a integridade e os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio do softwareAtlas.Ti Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas. Palavras-chave: Acolhimento institucional; percepção das crianças; infâncias; análise bioecológica. AbstractThis article presents a research grounded in the Bioecology Human Development which analyzed shelter institutions through the perceptions of children from  7-12 years. Documentary research , ecological insertion and reflexive interviews  associated with simultaneous photographic record were used during the investigation . The methodology focused on the listening and dialogue with children respecting their integrity, moral and cultural values of the dynamics of children in institutions.Data analysis was based on the principles of Grounded Theory with support ATLAS.ti software. The institution is perceived by them as a place of discipline, imposition of rules, deprivation and ambivalences in educational practices. Keywords: Host institutions ; perception of children; childhoods ; bioecological analysis.

Referências

ARIZZA, L; DIAS. V; SOUSA. R.; NUNES. B.; GALIAZZI, M. C.; SCHIMIDT, E. B.

Articulações metodológicas da análise textual discursiva com o ATLAS.ti compreensões

de uma comunidade aprendente. 4.º. Congresso Ibero Americano em Investigação

Qualitativa, Universidade Tiradentes, Aracaju- Brasil, 2015. Disponível em

http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/273. Acesso em 10 de dezembro

de 2015.

ASSIS, S. & FARIAS, L. Levantamento nacional das crianças e adolescentes em serviço

de acolhimento. São Paulo: Hucitec, 2013.

BARUDY, J. & DANTAGNAN, M. (2007). Los Buenos tratos alainfancia. Parentalidade,

apego y resiliência, (3ª ed.). Barcelona: Gedisa Editorial.

BERNARDI, D. C. F. Cada caso é um caso. A voz das crianças e dos adolescentes em

acolhimento institucional. Associação fazendo história: NECA- Associação dos

Pesquisadores de Núcleos de Estudo e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente. 1 a. Ed. São

Paulo, 2010.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Estatuto da Criança e

do Adolescente. Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990.

BROFENBRENNER, U. A Ecologia do Desenvolvimento Humano. Experimentos

naturais e planejados.2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Inserção Ecológica na comunidade: uma

proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco. In: KOLLER. S. H.

(org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo:

Casa do Psicólogo, 2004.

CHARMAZ K. A. Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise

qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância/ William A. Corsaro; tradução: Lia Gabriele

Regius; revisão técnica: Maria Leticia B. P. Nascimento. –Porto Alegre: Artmed, 2011.

FRADKIN, C.; WESCHENFELDER, G.; YUNES, M. A. M. Comic superheroes are an

untapped resource for empowering vulnerable children. Child Abuse&Neglect 51, p. 407-

, 2016. Disponível em

https://www.researchgate.net/publication/283711314_Shared_adversities_of_children_and_co

mic_superheroes_as_resources_for_promoting_resilience acesso em 29 de janeiro de 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo:

Paz e Terra, 1996 (coleção leitura).

GARBARINO, J. & ABRAMOWITZ, R. H. Sociocutura risk and opportunity. Em James

Garbarino (Ed), Chidren and famiies in the social environment. (2nd ed.) (pp. 35-70). New

York: Adine de Gruyter, 1992.

GARZELLA, M. O abrigo sob a perspectiva da criança. Monografia de Conclusão

(Bacharelado em Psicologia). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

GLASER, B. G., & STRAUSS, A. L. Discovery of grounded theory: Strategies for

qualitative research. Chicago: Aldine, 1967.

GRÜN, M. A importância dos lugares na Educação Ambiental. In: Rev. eletrônica Mestr.

Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. especial, dezembro de 2008.

HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa, S/C Ltda.- 3. Ed. rev. E aum.-

Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

MARANDOLA, J; HOLZER W; OLIVEIRA L. Qual o espaço do lugar? Geografia,

epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MARZOL, R. M.; BONAFÉ, L.; YUNES, M. A. M. As Perspectivas de Crianças e

Adolescentes em Situação de Acolhimento Sobre os Cuidadores Protetores. Revista Psico.

Porto Alegre, v..43, n. 3, jul/ set. 2012.

MINAYO, M. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6ª Ed. Petrópolis: Editora

Vozes, 1996.

MÜLLER, F. Perspectivas de crianças acolhidas institucionalmente sobre suas famílias

de origem. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 20, n. 41, p. 125-145, jan./abr. 2014.

PRATI, E.; COUTO M. C. P.; MOURA, A.; POLETTO, M. & KOLLER, S. H. Revisando a

Inserção Ecológica: uma proposta de sistematização. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(1),

-169, 2008. Disponível em www.scielo.br/prc, acesso em 10 de abril de 2015.

SILVA, F. L. & MAGALHÃES, L. A. “Assistir Robocop lá é chato!” Conversando com

crianças sobre suas vivências no abrigo institucional. In M. A. Rossetti-Ferreira;

SERRANO, S. A. & ALMEIDA, I. G. (coord.), O acolhimento institucional na perspectiva

da criança (pp. 235-272). São Paulo: Hucitec, 2011.

SILVEIRA, S. A. B., GARCIA. N. M., PIETRO A. T., YUNES, M. A. M. Inserção

Ecológica: metodologia para pesquisar risco e intervir com proteção. Psicologia da

Educação nº. 29, São Paulo, 2009.

SIQUEIRA, A. & DELL’AGLIO, D.O impacto da institucionalização na infância e na

adolescência: uma revisão de literatura. Psicologia & Sociedade; 18 (1): 71-80; jan/abr.

YUNES, M. A. M., SZYMANSKI, H. Metodologias Emergentes de pesquisa em educação

ambiental/Orgs. GALIAZZI, M.; FREITAS, J.V.- Ijuí, 2005.- 216 p. ISBN 85-7429-467-5.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

PISKE, E. L.; YUNES, M. A. M.; BERSCH, A. A.; PIETRO, A. T. Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 905–923, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.3364. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3364. Acesso em: 8 nov. 2024.