Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças
DOI:
10.29286/rep.v27i66.3364Palavras-chave:
Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento sob o olhar das crianças de 7 a 12 anos. Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo, respeitando a integridade, os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio do software Atlas.Ti. Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas.
Palavras-chave: Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.
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