Representações Sociais do uso popular de plantas medicinais: experiência em uma comunidade rural

Autores

  • Nelma Baldin nelma@univille.br
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Patricia Mary Real Acosta acosta.patricia1975@gmail.com
    Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3267

Palavras-chave:

Representações Sociais. Plantas Medicinais. Educação Ambiental.

Resumo

O artigo é um recorte da pesquisa realizada com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal e suas respectivas mães e avós, em uma comunidade rural localizada em Joinville-SC. O objetivo centrou-se na busca das representações sociais, culturais e econômicas do uso popular de plantas medicinais pela comunidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais e no método fenomenológico. Observou-se que a maioria da população estudada tem alguma espécie de planta medicinal cultivada nas hortas caseiras. E a forma mais comum do uso dessas plantas é o chá, ou infusão, e emplastro.

 

Representações Sociais. Plantas Medicinais. Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Nelma Baldin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação (PUC/SP). Mestre em História (UFSC), Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado  e Doutorado ) em Saúde e Meio Ambiente e do Curso de Mestrado em Educação da Univille.

Patricia Mary Real Acosta, Universidade da Região de Joinville - Univille

Mestre em Saúde e Meio Ambiente (Área de Concentração Meio Ambiente) pela Univille. Farmacêutica. Professora.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

BALDIN, N.; REAL ACOSTA, P. M. Representações Sociais do uso popular de plantas medicinais: experiência em uma comunidade rural. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 159–178, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3267. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3267. Acesso em: 30 jun. 2024.