Concepções de EJA e de Educação Matemática de formadores de professores e suas repercussões na formação continuada

Autores

  • Osinéia Albina Brunelli osineia.albina.brunelli@gmail.com
    Secretaria de Estado de Educação/MT
  • Marta Maria Pontin Darsie marponda@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3160

Palavras-chave:

EJA. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a análise das concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de ensino e de aprendizagem de matemática de quatro formadores de professores dos CEFAPROs e verificar as possíveis implicações de suas concepções na formação continuada por eles realizada. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo com análise interpretativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, documentos e entrevistas semiestruturadas. A investigação revelou que os formadores possuem concepções que contribuem para uma sólida formação em educação matemática na EJA. No entanto, atualmente os formadores não ministram formação em educação matemática para esse público. Ou seja, os professores da rede pública estadual de Mato Grosso que atuam nessa modalidade de ensino, não participam de formação continuada.

 

Palavras-chave: EJA. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

BRUNELLI, O. A.; DARSIE, M. M. P. Concepções de EJA e de Educação Matemática de formadores de professores e suas repercussões na formação continuada. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 227–250, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3160. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3160. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática