Políticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB
DOI:
10.29286/rep.v27i64.3158Palavras-chave:
Educação Básica. Políticas Públicas. Ensino de Ciências.Resumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade do Ensino Fundamental, focando as disciplinas de Português e Matemática (PM). Esse foco exclusivo nessas disciplinas leva os estudantes a valorizá-las em detrimento de Ciências. Neste estudo investigou-se a percepção dos jovens, na região do grande ABC (São Paulo), quanto à importância das disciplinas estudadas cotidianamente. Os resultados mostraram que os alunos atribuem grande relevância às disciplinas de PM, induzidos pelas ações dos professores, da escola e das redes de ensino, que buscam melhores posições no ranking do IDEB. Esses dados são importantes para promover discussões entre escolas e secretarias de educação sobre políticas educacionais brasileiras.
Palavras-chave: Educação Básica. Políticas Públicas. Ensino de Ciências.
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