Políticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB

Autores

  • Paulo Sergio Garcia garciaps@usp.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Departamento de Educação.
  • Leandro Prearo leandro.prearo@uscs.edu.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul -
  • Maria Carmo Romeiro mromeiro@uscs.edu.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul -
  • Marcus Bassi mbassi@uscs.edu.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Su

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3158

Palavras-chave:

Educação Básica. Políticas Públicas. Ensino de Ciências.

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade do Ensino Fundamental, focando as disciplinas de Português e Matemática (PM). Esse foco exclusivo nessas disciplinas leva os estudantes a valorizá-las em detrimento de Ciências. Neste estudo investigou-se a percepção dos jovens, na região do grande ABC (São Paulo), quanto à importância das disciplinas estudadas cotidianamente. Os resultados mostraram que os alunos atribuem grande relevância às disciplinas de PM, induzidos pelas ações dos professores, da escola e das redes de ensino, que buscam melhores posições no ranking do IDEB. Esses dados são importantes para promover discussões entre escolas e secretarias de educação sobre políticas educacionais brasileiras.

Palavras-chave: Educação Básica. Políticas Públicas. Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Departamento de Educação.

Prof. dos cursos de mestrado  e Coordenador do Observatório da Educação do Grande ABC.

Leandro Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -

Prof. dos cursos de mestrado  e doutorado e pesquisador do Observatório da Educação do Grande ABC.

Maria Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -

Prof. dos cursos de mestrado  e doutorado e pesquisador do Observatório da Educação do Grande ABC.

Marcus Bassi, Universidade Municipal de São Caetano do Su

Prof. dos cursos de mestrado  e doutorado e pesquisador do Observatório da Educação do Grande ABC.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

GARCIA, P. S.; PREARO, L.; ROMEIRO, M. C.; BASSI, M. Políticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 251–274, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3158. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3158. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática