Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças

Autores

  • Simone Santos de ALBUQUERQUE sialbuq@gmail.com
    Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.29286/rep.v26i61.3139

Palavras-chave:

crianças, socialização, contextos familiares, educação infantil

Resumo

Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, interferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, assim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.

Palavras-chave: Crianças. Contextos Familiares. Educação. Socialização.

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Biografia do Autor

Simone Santos de ALBUQUERQUE, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da faculdade de Educação da UFRGS. Departamento de estudos especializados. Pesquisadora GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho  de Educação Infantil. Área: estudos da infancia

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. S. de. Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 77–92, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3139. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3139. Acesso em: 29 nov. 2024.