Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças

Autores

  • Simone Santos de ALBUQUERQUE sialbuq@gmail.com
    Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v26i61.3139


Palavras-chave:

crianças, socialização, contextos familiares, educação infantil

Resumo

Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, interferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, assim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.

Palavras-chave: Crianças. Contextos Familiares. Educação. Socialização.

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Biografia do Autor

  • Simone Santos de ALBUQUERQUE, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora adjunta da faculdade de Educação da UFRGS. Departamento de estudos especializados. Pesquisadora GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho  de Educação Infantil. Área: estudos da infancia

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 77–92, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3139. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3139. Acesso em: 24 mar. 2025.