Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças
DOI:
10.29286/rep.v26i61.3139Palavras-chave:
crianças, socialização, contextos familiares, educação infantilResumo
Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, interferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, assim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.
Palavras-chave: Crianças. Contextos Familiares. Educação. Socialização.
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