Moradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife

Autores

  • Otacilio Antunes Santana otaciliosantana@gmail.com
    Departamento de Biofísica e Radiobiologia Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Pernambuco http://lattes.cnpq.br/4237732461961452

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3033

Palavras-chave:

Mudanças Sociais. Finalidade da Educação. Hegemonias. Políticas Públicas.

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram quantificar e analisar a expansão das ocupações ilegais urbanas e os moradores dessas ocupações egressos do ensino superior, bem como analisar esses reflexos no mercado de trabalho e na aquisição de novas habitações, no período pós-neoliberalismo (2003-2015), no município de Recife. Análise quantitativas e qualitativas foram utilizadas. Os eixos analíticos qualitativos foram: a) potências individuais e coletivas; b) finalidade da educação; c) posições hegemônicas e contra-hegemônicas. Trânsitos de potências (coletiva-individual-coletiva) e de hegemonias (contra-hegemonia-hegemonia) foram registrados a partir da inclusão na educação e com o esteio de políticas federais, fundamentais no processo.

 

Palavras-chave: Mudanças Sociais. Finalidade da Educação. Hegemonias. Políticas Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacilio Antunes Santana, Departamento de Biofísica e Radiobiologia Centro de Ciências Biológicas Universidade Federal de Pernambuco

http://lattes.cnpq.br/4237732461961452

Referências

ABBOTT, A. On the concept of turning point. Comparative Social Research, Bradford, v. 16, p. 85-106, 1997.

ABERS, R.; BULOW, M. U. Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre estado e sociedade? Sociologias, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 52-84, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222011000300004>. Acesso em: 19 nov. 2017.

AGAMBEN, G. Homo sacer. Il potere sovrano e la nuda vita. Torino: Einaudi. 1995.

AGAMBEN, G. Stato di Eccezione. Torino: Bollati Boringhieri. 2003.

AGUILAR, A. G.; WARD, P. M.; SMITH, C. B. Globalization, regional

development, and mega-city expansion in Latin America: Analyzing Mexico City’s peri-urban hinterland. Cities, Beijing, v. 20, n. 1, p. 3-21, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/S0264-2751(02)00092-6>. Acesso em: 19 nov. 2017.

ARCGIS. Mapa, 2015. Disponível em: <http://arcgis.com>. Acesso em: 17 fev. 2015.

BARBOSA, D. T. Novos Recifes, Velhos Negócios: política da paisagem

no processo contemporâneo de transformação da Bacia do Pina – Recife/PE, uma análise do projeto Novo Recife. 2014. 245 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)– Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

BARBOSA, N. Dez anos de política econômica. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo Editorial; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013. p. 123-134. v. 1.

BOLAY, J. C.; et al. Urban environment, spatial fragmentation and social

segregation in Latin America: Where does innovation lie? Habitat International, Vancouver, v. 29, n. 4, p. 627–645, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.habitatint.2004.05.003>. Acesso em: 19 nov. 2017.

BOULOS, G. De que lado você está? reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

BRASIL. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei N.º 5.452, de 1º de maio de 1943. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 23 jun. 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 11 jun. 2002.

BRASIL. Bolsa Família, 2003. Disponível em .

Acesso em: 19 jan. 2015.

BRASIL. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras - REUNI. 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2015.

BRASIL. Minha Casa, Minha Vida. 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2015.

CHAUÍ, M. Uma nova classe trabalhadora. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo; Rio de Janeiro: Boitempo Editorial; FLACSO Brasil, 2013. p. 123-134. v. 1.

DELEUZE, G; GUATARRI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 1997.

p. v. 5.

DELORS, J.; et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Destaques. Brasília, DF: MEC. 2010.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS

SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). A evolução do crédito na economia

brasileira 2008-2013. Nota Técnica, v. 135, p. 2-31, 2014.

FERNANDES, E. Regularização de Assentamentos Informais na América

Latina. Cambridge: Lincoln Institute of Land Policy. 2011. 56p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, R. G. La Okupación y las Políticas Públicas: Negociación, Legalización y Gestión local del Conflicto urbano. In: ARGILÉS, R. A.; LÓPEZ, M. M. (Org.). ¿Dónde están las llaves? El movimento Okupa: Práticas y contextos sociales. Madrid: Catarata, 2004. p. 35-58.

GENTILI, P.; OLIVEIRA, D. A. A procura da igualdade: dez anos de política educacional no Brasil. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pósneoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo Editorial; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013. p. 253-263. v. 1.

HABERMAS, J. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

Censo 2000. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 15

dez. 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

Aglomerados Subnormais. 2010. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 9 nov. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

Censo 2010. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 8 jul. 2011.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemony e socialist strategy: towards a radical

democratic politics. 2. ed. Londres: Verso, 2001.

LIMA, R. M. C. de. A Cidade Autoconstruída. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. 446 p. v. 300.

MAINGUENEAU, D. L´analyse du discours: introduction aux lectures de

l´archive. Paris: Hachette Université, 1991. 268 p.

MATION, L. F.; NADALIN, V. G.; KRAUSE, C. Favelização no Brasil entre

e 2010: resultados de uma classificação comparável. IPEA, Brasília, DF, n. 2009, p. 1-44, 2014.

MESQUITA, R. G. de M. de; NASCIMENTO, G. W. do. Brazil’s landless

rural workers’ movement (MST) education and the crisis of the modern science paradigm. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p.1077-1099, dez. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000900013>. Acesso em: 19 nov. 2017.

MORE, T. Utopia. Brasília, DF: Nova Cultural, 1997. 335 p. (Coleção Os

pensadores).

MINTZBERG, H. Structure in Fives: designing Effective Organizations.

Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1983.

ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 612 p.

ORUETA, F. D. Madrid: Urban regeneration projects and social mobilization. Cities, Beijing, v. 24, n. 3, p. 183–193, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.cities.2006.11.004>. Acesso em: 19 nov. 2017.

PAVLOVSKAYA, M.; BIER, J. Mapping census data for difference: Towards

the heterogeneous geographies of Arab American communities of the New York metropolitan area. Geoforum, Dublin, v. 43, n. 3, p. 483-496, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2011.10.007>. Acesso em: 19 nov.

PREFEITURA DO RECIFE. Secretaria do Desenvolvimento e Planejamento

Urbano. 2002. Disponível em: <http://dados.recife.pe.gov.br/>. Acesso em: 1 jul. 2002.

PRUIJT, H. Okupar en Europa. In: ARGILÉS, R. A.; LÓPEZ, M. M. (Org.).

¿Dónde están las llaves? El movimento Okupa: Práticas y contextos sociales. Madrid: Catarata, 2004. p. 35-58.

SANTANA, O. A.; IMAÑA-ENCINAS, J. Leaf Area Index and Canopy

Openness estimation using high spatial resolution image QuickBird. Revista Caatinga, Mossoró, v. 24, p. 59-66, 2011.

SANTANA, O. A. Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 20, p. 711-743, 2014a. Disponível em: <https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014711>. Acesso

em 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A. Observação da Prática Docente: um método para

Licenciatura. Olinda: Livro Rápido, 2014b. 50 p. Disponível em:

<https://doi.org/10.12702/978-85-406-0942-6>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A. Teachers in Brazil: Social Mobility and Elements for

Federalism Strategies. Creative Education, Albuquerque, v. 6, p. 1629-1637, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.4236/ce.2015.615165>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A.; SANTOS, N. K. B.; SILVA, M. M. DA; MORAIS, R. L.

DE; ENCINAS, J. I. Árvores potenciais a danos urbanos: manejo através da tecnologia, educação e mobilização social. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 11, p. 71-88, 2015. Disponível em https: /doi.org/10.3895/rts.v11n23.2748>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação, Santa Maria, v. 41, p. 311-327, 2016a. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/1984644415470>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A. Resistência social na Caatinga árida: a narrativa de quem ficou no colapso ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 38, p. 419-438, 2016b. Disponível em https: /doi.org/10.5380/dma.v38i0.43574>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTANA, O. A.; PETROVA, Y. Ludicidade no Ensino da Normalidade em

um Ambiente Florestal. Inter-ação, Goiânia, v. 41, p. 525-544, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SANTOS, T. The structure of dependence. The american economic review, v. 60, n. 2, p. 231-236, 1970. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/1815811>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SARMENTO, M. J. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 265-283, 2002. Disponível

em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000200015>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SARTRE, J. P. C. A. L’existentialisme est un humanisme. Paris: Éditions

Montaigne. 1957. 70 p.

SCHERER-WARREN, I. Das mobilizações às redes de movimentos sociais.

Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 21, n. 1, p. 109-130, 2006. Disponível

em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922006000100007>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.;

PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis:

Vozes, 2010.

SCOTT, P. Higher Education and the Transformation of Society. Oxford:

Elsevier, 2010. 376 p.

SIGAUD, L. Ocupações de terra, Estado e movimentos sociais no Brasil.

Cuadernos de antropología social, Buenos Aires, n. 20, p. 11-23, 2004.

SIGAUD, L. As condições de possibilidade das ocupações de terra. Tempo

Social, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 256-280, 2005. Disponível em: <http://dx.doi.

org/10.1590/S0103-20702005000100011>. Acesso em: 19 nov. 2017.

SILVA, M. M. F. Tentativas de classificação das Cidades Brasileiras. Revista Brasileira de Geografia, Recife, v. 8, n. 3, p. 3-36, 1946.

SPINOZA, B. Ética. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2010. 353 p.

TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005. 251 p.

VILLASANTE, T. R. Pan-Topias para Okupas. In: ARGILÉS, R. A.; LÓPEZ,

M. M. (Org.). ¿Dónde están las llaves? El movimento Okupa: práticas y

contextos sociales. Madrid: Catarata, 2004. p. 11-20.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta

para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002. 248 p.

ZAR, J. H. Biostatistical analysis. 5th. ed. New Jersey: Prentice Hall. 2010. 944 p.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

SANTANA, O. A. Moradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 133–156, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3033. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3033. Acesso em: 29 mar. 2024.