Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores

Autores

  • Caroline Foletto BEVILAQUA carolf_b@yahoo.com.br
  • Liliana Soares FERREIRA anaililferreira@yahoo.com.br
  • Maria Cecília Martins MANCKEL fazerhistoria@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v25i58.2541

Palavras-chave:

Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.

Resumo

Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente.

 

Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, G. L. Origens da escola moderna no Brasil: a contribuição Jesuítica. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 617-635, maio/ago. 2005.

______. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande:

Editora UFMS, 2001.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP

(FEU), 1999.

FERREIRA, L. S. Escola, a gestão do pedagógico e o trabalho de professores. Revista Diversa, Parnaíba, Ano I, n. 2, p. 101-116, jul./dez, 2008.

______; RIBAS, J. F. M. “Trabalho dos professores como práxis pedagógica”. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 125-143, jan/mar de 2014.

PRADO FILHO, K.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) Psicologia(s). Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 14-19, 2007.

HYPOLITO, A. L. M. Trabalho Docente, Classe Social e Relações de Gênero. São Paulo: Papirus Editora, 1997.

MARRE, J. L. História de vida e método biográfico. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 3, n. 3, jan./jul. 1991.

OLIVEIRA, D. A. As reformas em curso nos sistemas de Educação Básica: empregabilidade e equidade social. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, M. R. T. (Org.). Política e Trabalho na Escola: administração dos Sistemas Públicos de Educação Básica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

______. Política Educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 355-375, maio/ago. 2007.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Secretaria Municipal de Santa Maria.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena. Santa Maria, RS. Documento, 2007-2009.

REGO, C. T. As raízes histórico-sociais do desenvolvimento humano e a questão da mediação simbólica. In: REGO, C. T. Vygotsky – Uma perspectiva histórico cultural da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

SPINK, M. J. P.; FREZZA, R. M. Práticas discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da Psicologia Social. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SPINK, M. J. P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SPINK, M. J. P.; MEDRADO, B. Produção de sentidos no cotidiano: uma

abordagem teórico metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

QUEIROZ, M. I. Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, O.

(Org.). Experimentos com Histórias de Vida (Itália-Brasil). São Paulo: Edições Vértice, 1988.

VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

BEVILAQUA, C. F.; FERREIRA, L. S.; MANCKEL, M. C. M. Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 75–94, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.2541. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541. Acesso em: 28 abr. 2024.