Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores

Autores

  • Caroline Foletto BEVILAQUA carolf_b@yahoo.com.br
  • Liliana Soares FERREIRA anaililferreira@yahoo.com.br
  • Maria Cecília Martins MANCKEL fazerhistoria@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v25i58.2541

Palavras-chave:

Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.

Resumo

Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente.

 

Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

BEVILAQUA, C. F.; FERREIRA, L. S.; MANCKEL, M. C. M. Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 75–94, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.2541. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541. Acesso em: 25 nov. 2024.