Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção

Autores

  • Raquel Martins ASSIS rmassis.ufmg@gmail.com
    Programa de Pós Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social/UFMG
  • Ana Lydia Bezerra SANTIAGO analydia.ebp@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

10.29286/rep.v25i58.2472

Palavras-chave:

inclusão escolar, psicanálise, formação de professores, conversação

Resumo

O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conversação de Orientação Psicanalítica. Formação de Professores. Aplicação da Psicanálise à Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Martins ASSIS, Programa de Pós Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social/UFMG

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da mesma Universidade, na Linha de pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educaçõ.

Ana Lydia Bezerra SANTIAGO, Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação.É membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Referências

ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 116-129, 2009.

BRASIL. Política Nacional de Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2015.

CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CROCHIK, José. L. et al. Análise de atitudes de professores do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 565-582, set./dez. 2011.

DOMINGUES, T. L. C.; CAVALLI, M. R. Inclusão escolar, subjetividade e

docência. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 28, não paginado, 2006. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/

educacaoespecial/issue/view/216>. Acesso em: 12 mar. 2015.

ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.

GOMES, Claudia; REY, Fernando. L. G. Inclusão Social: representações

compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, DF, v. 27, p. 406-417, 2007.

LACADÉE, Philippe; MONIER, Françoise (Org.). Le pari de la conversation. Institue Du Champ Freudien. CIEN Centre Interdisciplinaire sur L’Enfant, Paris, 2000. Brochura.

LIMA, Solange. R.; MENDES, Enicéia. G. Escolarização da pessoa com deficiência intelectual: terminalidade específica e expectativas familiares. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 195-208, 2011. Disponível em:

<http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/issue/archive>. Acesso em: 8 mar. 2015.

LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação

inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP, 2010.

MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, set./ dez. 2006.

MILLER, Jacques-Alain. A criança e o saber. Tradução de Fernanda Otoni de

Barros-Brisset. Cien Digital, Belo Horizonte, n. 11, p. 5-9, 2012. Disponível em: <http://cien-brasil.blogspot.com.br/p/cien-digital.html>. Acesso em: 19 out. 2015.

MILLER, Jacques-Alain et al. La pareja e el amor: conversaciones clinicas com Jacques Alain-Miller en Barcelona. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 15-20.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

RAMOS, Fernanda do Valle Corrêa. Alunos com transtornos globais do

desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social)- Belo Horizonte, Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, 2012.

SANTIAGO, Ana Lydia. Efeitos segregativos indesejados. In: JORNADA DO CIENCENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA,

, 1999, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: abril 1999. p. 5-16.

______. A inibição intelectual na Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005.

______. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisaintervenção na área da psicanálise e educação. In: CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. Pesquisa – intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro: Trapera/ Faperj, 2008.p. 113-131.

______. Psicanálise aplicada ao campo da educação: intervenção na desinserção social na escola. In: SANTOS, Tania Coelho (Org.). Inovações no ensino na pesquisa em Psicanálise aplicada. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009. p. 66-82.

SANTIAGO, Ana Lydia; ASSIS, Raquel Martins. O que esse menino tem?

Sobre alunos que não aprendem e a intervenção da Psicanálise na escola. Belo Horizonte: Sintoma, 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

ASSIS, R. M.; SANTIAGO, A. L. B. Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 57–74, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.2472. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2472. Acesso em: 28 abr. 2024.