Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção
DOI:
10.29286/rep.v25i58.2472Palavras-chave:
inclusão escolar, psicanálise, formação de professores, conversaçãoResumo
O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conversação de Orientação Psicanalítica. Formação de Professores. Aplicação da Psicanálise à Educação.
Downloads
Referências
ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 116-129, 2009.
BRASIL. Política Nacional de Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2015.
CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CROCHIK, José. L. et al. Análise de atitudes de professores do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 565-582, set./dez. 2011.
DOMINGUES, T. L. C.; CAVALLI, M. R. Inclusão escolar, subjetividade e
docência. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 28, não paginado, 2006. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/
educacaoespecial/issue/view/216>. Acesso em: 12 mar. 2015.
ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
GOMES, Claudia; REY, Fernando. L. G. Inclusão Social: representações
compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, DF, v. 27, p. 406-417, 2007.
LACADÉE, Philippe; MONIER, Françoise (Org.). Le pari de la conversation. Institue Du Champ Freudien. CIEN Centre Interdisciplinaire sur L’Enfant, Paris, 2000. Brochura.
LIMA, Solange. R.; MENDES, Enicéia. G. Escolarização da pessoa com deficiência intelectual: terminalidade específica e expectativas familiares. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 195-208, 2011. Disponível em:
<http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/issue/archive>. Acesso em: 8 mar. 2015.
LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação
inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP, 2010.
MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, set./ dez. 2006.
MILLER, Jacques-Alain. A criança e o saber. Tradução de Fernanda Otoni de
Barros-Brisset. Cien Digital, Belo Horizonte, n. 11, p. 5-9, 2012. Disponível em: <http://cien-brasil.blogspot.com.br/p/cien-digital.html>. Acesso em: 19 out. 2015.
MILLER, Jacques-Alain et al. La pareja e el amor: conversaciones clinicas com Jacques Alain-Miller en Barcelona. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 15-20.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
RAMOS, Fernanda do Valle Corrêa. Alunos com transtornos globais do
desenvolvimento: da categoria psiquiátrica à particularidade do caso a caso nos processos de inclusão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação: conhecimento e inclusão social)- Belo Horizonte, Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, 2012.
SANTIAGO, Ana Lydia. Efeitos segregativos indesejados. In: JORNADA DO CIENCENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA,
, 1999, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: abril 1999. p. 5-16.
______. A inibição intelectual na Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005.
______. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisaintervenção na área da psicanálise e educação. In: CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. Pesquisa – intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro: Trapera/ Faperj, 2008.p. 113-131.
______. Psicanálise aplicada ao campo da educação: intervenção na desinserção social na escola. In: SANTOS, Tania Coelho (Org.). Inovações no ensino na pesquisa em Psicanálise aplicada. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009. p. 66-82.
SANTIAGO, Ana Lydia; ASSIS, Raquel Martins. O que esse menino tem?
Sobre alunos que não aprendem e a intervenção da Psicanálise na escola. Belo Horizonte: Sintoma, 2015.