Ensino primário e municipalidade: um estudo dos Relatórios Intendenciais das primeiras décadas do século XX

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira martiarena.augusta@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Giana Lange do Amaral gianalangedoamaral@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas

DOI:

10.29286/rep.v27i64.2449

Palavras-chave:

Ensino primário, imagens de discentes, Primeira República, cultura escolar

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, a educação era abordada pelo governo de Pelotas, localizada no Rio Grande do Sul, nos Relatórios Intendenciais, que se destinavam a apresentar os resultados das ações governamentais durante um ano. A partir da década de 1910, passaram a contar com fotografias sobre diversos temas, inclusive instituições de ensino municipais. O objetivo deste artigo é analisar o papel do ensino primário nos referidos documentos publicados entre 1900 e 1920. Verificou-se que o ensino primário foi integrado a esses temas e que tal vinculação encontra-se relacionada ao higienismo e às preocupações com a formação cidadã.

 

Palavras-chave: Ensino Primário. Imagens de Discentes. Primeira República. Cultura Escolar.

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Biografia do Autor

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Fotografia, Educação na Primeira República, História do Rio Grande do Sul, História do Brasil e da América Latina.

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Estudos Sociais/História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Universidade Católica de Pelotas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Em Pelotas, foi professora da rede privada de ensino UNI Colégio e Colégio São José e da rede pública municipal e estadual de ensino Colégio Municipal Pelotense e Escola Estadual Augusto Simões Lopes (1986 a 2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, bolsista produtividade CNPQ, trabalhando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Filosofia e História da Educação, com orientação no Mestrado e no Doutorado. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e do NUPRAC/CEVAL (Núcleo de Praticas Complementares ao Ensino Regular no Loteamento CEVAL, Pelotas). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas, metodologia de Estudos Sociais nos anos iniciais.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M. de; AMARAL, G. L. do. Ensino primário e municipalidade: um estudo dos Relatórios Intendenciais das primeiras décadas do século XX. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 181–201, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.2449. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2449. Acesso em: 26 abr. 2024.