Como “produzir clarões” nas pesquisas em educação?

Autores

  • Marilda Oliveira de OLIVEIRA marildaoliveira27@gmail.com
    Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura. Endereço: Avenida Roraima, 1000. Prédio 16. Centro de Educação. Santa Maria/ RS. CEP: 97105-340. Tel: (55) 3220.8926.

DOI:

10.29286/rep.v24i56.2441

Palavras-chave:

Pesquisa. Educação. Leitura. Escrita.

Resumo

Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze, do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática – como produzir clarões nas pesquisas em educação? Utilizaramse igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 a 2014. Os resultados foram as produções de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Leitura. Escrita.

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Biografia do Autor

Marilda Oliveira de OLIVEIRA, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura. Endereço: Avenida Roraima, 1000. Prédio 16. Centro de Educação. Santa Maria/ RS. CEP: 97105-340. Tel: (55) 3220.8926.

Doutora em História da Arte pela Universidade de Barcelona. Professora do Programa de Pós Graduaçãoem Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do GEPAEC – Grupo de Estudos ePesquisas em Arte, Educação e Cultura. Endereço: Avenida Roraima, 1000. Prédio 16. Centro de Educação.Santa Maria/ RS. CEP: 97105-340. Tel: (55) 3220.8926. Email: <marildaoliveira27@gmail.com>.

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. O. de. Como “produzir clarões” nas pesquisas em educação?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 443–454, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.2441. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2441. Acesso em: 2 maio. 2024.