Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)

Autores

  • Eduardo PELLEJERO edupellejero@gmail.com
    Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte.

DOI:

10.29286/rep.v24i56.2439

Palavras-chave:

Imagens. Olhar. Arte. Crítica.

Resumo

A tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica.

 

Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo PELLEJERO, Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte.

Doutor em Filosofia Contemporânea (Universidade de Lisboa), Professor do Departamento de
Filosofia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte. Bolsista Capes/Pós-Doc 2015. E-mail:
<estética.ufr.@gmail.com>.

Referências

BALZAC, Honoré de. A obra prima ignorada; seguido de: um episódio durante o Terror. Porto Alegre: L&PM, 2013.

BERGER, John. Pasos em direção a uma pequena teoria do visível. In: ______. Bolsões de Resistência. Lisboa: Editorial Gustavo Gili, 2004.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

DAMISCH, Hubert. Entrevista conduzida por Joana Cunha Leal. Revista de

História da Arte, UNL, Lisboa: Edições Colibri, n. 3, p. 7-18, 2007.

______. Huit thèses pour (ou contre ?) une sémiologie de la peinture. Macula, Paris, n. 2, p. 17-23, 1977.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante la imagen. Pregunta formulada a los fines

de uma história del arte. Murcia: Cendeac, 2010.

______. Inquietar-se diante de cada imagem. Entrevista realizada por Mathieu Potte-Bonneville & Pierre Zaoui e publicada na revista Vacarme, n. 37, do outono de 2006. Disponível em: <http://www.vacarme.org/article1210.html>. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Disponível em: <http://flanagens.blogspot.com.br/>. Acesso em: 19 de Junho de 2014.

FOUCAULT, Michel. L’arrière-fable. Paris: Gallimard, 1994. (Dits et écrits, IV).

GOMPERTZ, W. Isso é arte? Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O homem e a comunicação. A prosa do mundo.

Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1974.

______. O olho e o espírito. In: CHAUÍ, Marilena (Org.). Maurice Merleau-

Ponty. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores).

PLATÃO. A República. 10. ed. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira.

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

______.O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

ROSENBERG, Harold. Objeto ansioso. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

SAER, Juan José. El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004.

______. La narración-objeto. Buenos Aires: Seix Barral, 1999.

______. Trabajos. Buenos Aires: Seix Barral, 2006.

STEINER, Georges. Lenguaje y silencio - Ensayos sobre la literatura, el

lenguaje y lo inhumano. Barcelona: Gedisa, 2003.

VILA-MATAS, Enrique. Chet Baker piensa en su arte. Barcelona: Debolsillo, 2011.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

PELLEJERO, E. Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 365–377, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.2439. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439. Acesso em: 4 maio. 2024.