A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica

Autores

  • Julio Groppa AQUINO groppaq@usp.br
    Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Endereço profissional: Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo-SP. CEP: 05508-040

DOI:

10.29286/rep.v24i56.2438

Palavras-chave:

Crítica educacional. Metafísica. Desentendimento. Michel Foucault

Resumo

Amparado em algumas formulações foucaultianas, o presente artigo visa oferecer uma plataforma analítica para a crítica educacional na atualidade, sobretudo no que se refere às ambiguidades do projeto escolar democrático. Partindo do pressuposto de que um forte acento metafísico investe as práticas escolares, o texto propõe um embate analítico com duas forças prevalentes a governar o presente educacional: uma tecnocrática, outra doutrinária; ambas obstinadas com a edificação de um futuro redentor. Em seguida, debruça-se sobre a defesa do desentendimento como princípio de ação pedagógica, este tomado como índice não apenas de um éthos, mas de um pathos educativo.

 

Palavras-chave: Crítica educacional. Metafísica. Desentendimento. Michel Foucault

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Biografia do Autor

Julio Groppa AQUINO, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Endereço profissional: Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo-SP. CEP: 05508-040

Professor Titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo. Endereço profissional: Avenida da Universidade, 308, Cidade
Universitária, São Paulo-SP. CEP: 05508-040. E-mail: <groppaq@usp.br>.

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

AQUINO, J. G. A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 351–364, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.2438. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2438. Acesso em: 3 maio. 2024.