A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica
DOI:
10.29286/rep.v24i56.2438Palavras-chave:
Crítica educacional. Metafísica. Desentendimento. Michel FoucaultResumo
Amparado em algumas formulações foucaultianas, o presente artigo visa oferecer uma plataforma analítica para a crítica educacional na atualidade, sobretudo no que se refere às ambiguidades do projeto escolar democrático. Partindo do pressuposto de que um forte acento metafísico investe as práticas escolares, o texto propõe um embate analítico com duas forças prevalentes a governar o presente educacional: uma tecnocrática, outra doutrinária; ambas obstinadas com a edificação de um futuro redentor. Em seguida, debruça-se sobre a defesa do desentendimento como princípio de ação pedagógica, este tomado como índice não apenas de um éthos, mas de um pathos educativo.
Palavras-chave: Crítica educacional. Metafísica. Desentendimento. Michel Foucault
Downloads
Referências
DEACON, Roger; PARKER, Ben. Escolarização dos cidadãos ou civilização da sociedade? In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 138-153.
DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã... Diálogo.
Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 1987.
______. Mesa-redonda em 20 de maio de 1978. In: ______. Estratégia,
poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 335-351. (Ditos e escritos IV).
______. O que é a crítica? (Crítica e Aufklärung). Cadernos da F.F.C., Marília, UNESP, v. 9, n. 1, p. 169-189, 2000a.
______. O que são as Luzes? In: ______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000b. p. 335-351. (Ditos e Escritos II).
______. Prefácio. In: ______. Genealogia da ética, subjetividade, sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 7-10. (Ditos e Escritos IX).
STEINER, George. Lições dos mestres. Rio de Janeiro: Record, 2005.
TADEU, Tomaz. Manifesto por um pensamento da diferença na educação.
In: CORAZZA, Sandra Mara; TADEU, Tomaz (Org.). Composições. Belo
Horizonte: Autêntica, 2003. p. 9-17.
VELOSO, Caetano. Um índio. In: FERRAZ, Eucanaã. (Org.). Letra só. São
Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 172-173.