Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras

Autores

  • Sandra Mara CORAZZA sandracorazza@terra.com.br
    UFRGS/FACED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Avenida Paulo Gama 110, Prédio 12201, Campus Central, Bairro Farroupilha, Porto Alegre, RS; CEP: 90046-900. Tel.: 55 (51) 33083267 (DEC/ FACED/UFRGS), 55 (51) 33084151 (FACED/UFRGS).
  • Carla Gonçalves RODRIGUES cgrm@ufpel.edu.br
    Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFPel/FaE. Av. Dom Joaquim, 529 ap. 301. Pelotas, RS, CEP: 96020 260. Tel.: (53) 32845533 Email: <cgrm@ufpel.edu.br>.
  • Ester Maria Dreher HEUSER esterheu@hotmail.com
    Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UNIOESTE/ Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rua da Faculdade, 2550, Jardim Santa Maria, Toledo, PR, CEP: 85903-000. Tel.: 55 (45) 3379-7000.
  • Silas Borges MONTEIRO silas@terra.com.br
    Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFMT/ Educação e Filosofia, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Cuiabá, MT; CEP: 78060-900. Tel.: 55 (65) 3615-8434.

DOI:

10.29286/rep.v24i56.2436

Palavras-chave:

Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.

Resumo

Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.

Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara CORAZZA, UFRGS/FACED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Avenida Paulo Gama 110, Prédio 12201, Campus Central, Bairro Farroupilha, Porto Alegre, RS; CEP: 90046-900. Tel.: 55 (51) 33083267 (DEC/ FACED/UFRGS), 55 (51) 33084151 (FACED/UFRGS).

Doutora em Educação; Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia UFRGS/FACED,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Avenida Paulo Gama 110, Prédio 12201,
Campus Central, Bairro Farroupilha, Porto Alegre, RS; CEP: 90046-900. Tel.: 55 (51) 33083267 (DEC/
FACED/UFRGS), 55 (51) 33084151 (FACED/UFRGS). Email: <sandracorazza@terra.com.br>.

Carla Gonçalves RODRIGUES, Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFPel/FaE. Av. Dom Joaquim, 529 ap. 301. Pelotas, RS, CEP: 96020 260. Tel.: (53) 32845533 Email: <cgrm@ufpel.edu.br>.

Doutora em Educação; Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFPel/FaE. Av. Dom
Joaquim, 529 ap. 301. Pelotas, RS, CEP: 96020 260. Tel.: (53) 32845533 Email: <cgrm@ufpel.edu.br>.

Ester Maria Dreher HEUSER, Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UNIOESTE/ Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rua da Faculdade, 2550, Jardim Santa Maria, Toledo, PR, CEP: 85903-000. Tel.: 55 (45) 3379-7000.

Doitora em Educação. Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UNIOESTE/
Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rua da Faculdade, 2550, Jardim Santa Maria,
Toledo, PR, CEP: 85903-000. Tel.: 55 (45) 3379-7000. Email: <esterheu@hotmail.com>.

Silas Borges MONTEIRO, Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFMT/ Educação e Filosofia, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Cuiabá, MT; CEP: 78060-900. Tel.: 55 (65) 3615-8434.

Doutor em Educação; Grupo de Pesquisa: Escrileituras da diferença em Educação-Filosofia; UFMT/
Educação e Filosofia, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Cuiabá, MT; CEP: 78060-900. Tel.: 55 (65)
3615-8434 Email: <silas@terra.com.br>.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BECKETT, S. Malone morre. São Paulo: Códex, 2004.

CAMPOS, Augusto de. O anticrítico.São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CAMPOS, H. de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

______. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1972.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 235-250, 2012.

CORAZZA, S. M. Didaticário de criação: aula cheia. In: Caderno de Notas 3. Porto Alegre: UFRGS, 2012. (Coleção Escrileituras. v. 3).

______. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2013.

CORAZZA, S.; HEUSER, E.; MONTEIRO, S.; RODRIGUES, C. No Observatório da Educação: Escrileituras. In: Caderno de Notas 7. Ética e filosofia política em meio à diferença: escrileituras.Cascavel: EDUNIOESTE, 2014. (no prelo).

DALAROSA, P. C. Pedagogia da tradução: entre bio-oficinas de filosofia. In:

Caderno de Notas 4. Porto Alegre: UFRGS, 2012. (Coleção Escrileituras, v. 4)

DELEUZE, G. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997. v.1

______; ______. O que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992.

______;______. O anti-Édipo. Capitalismo e esquizofrenia I. Tradução de Joana Moraes Varela e Manuel Maria Castilho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004. Título original: L’anti-Oedipe. Capitalisme et schizophrénie. Paris: Les éditions de minuit, 1972.

HEUSER, E. M. D. Pensar em Deleuze: violência e empirismo no ensino de

filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.

______. (Org.). Projeto, notas & ressonâncias. In: Caderno de Notas 1. Cuiabá: EdUFMT, 2011. (Coleção Escrileituras,v. 1).

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MONTEIRO, S. B. (Org.). Rastros de escrileituras. In: Caderno de Notas

:Anais do I Colóquio Nacional Pensamento da Diferença: escrileituras em meio à vida. Canela: UFRGS, 2011.(Coleção Escrileituras,v. 2).

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Método de dramatização da aula: o que é a

Pedagogia, a didática, o currículo? Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, UFRS, 2014.

PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São

Paulo: Cortez, 2011.

RODRIGUES, Carla Gonçalves (Org.). Oficinas de escrileituras: arte, educação, filosofia. In: Caderno de Notas 5. Pelotas: Editora Universitária/UFPel, 2013. (Coleção Escrileituras,v. 5).

TADEU, T.; CORAZZA, S.; ZORDAN, P. Linhas de Escrita. Belo Horizonte:

Autêntica, 2004.

VALÉRY, Paul. Degas, dança, desenho. Tradução de Christina Murachco e

Célia Euvaldo. São Paulo: Cosak & Naify, 2003.

VILLANI, A. La guêpe et l’orchidée: essai sur Gilles Deleuze. Paris: Belin, 1999.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

CORAZZA, S. M.; RODRIGUES, C. G.; HEUSER, E. M. D.; MONTEIRO, S. B. Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 317–331, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.2436. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436. Acesso em: 7 nov. 2024.