Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno

Autores

  • Everton Bedin e.bedin@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino delpinojc@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.2423


Palavras-chave:

Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.

Downloads

Biografia do Autor

  • Everton Bedin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Licanciado em Química pela UPF. Especialista em TICs na Educação pela FURG. Mestre em Educação em Química pela UFU e douutor em Educação em Ciências pela UFRGS. Atualmente é professor no curso de Química da ULBRA, coordenador do subprojeto Pibid/química da mesma universidade e pós-doutorando pela UFRGS.
  • José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UNIVATES
    Doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa

Referências

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. UCINET 6 for Windows: Software for social network analysis. Harvard: Analytic Technologies, 2002.

CALDEIRA, A. M. S. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997.

LEITE, S. A. S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: Azzi, R. G.; Sadalla, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 1984.

MORALES, P. Avaliação escolar: o que é, como se faz. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.

MORETO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

RECUERO. R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre. Editora Meridional, 2009.

SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória. São Paulo: Cortez, 1998.

SEDUCRS. (2011-2014). Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 2011. Acesso em 27 de jan., 2015, http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf.

YIN, R. Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática

Como Citar

Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 975–996, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.2423. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423. Acesso em: 3 abr. 2025.