Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno

Autores

  • Everton Bedin e.bedin@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino delpinojc@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul UNIVATES

DOI:

10.29286/rep.v27i66.2423

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licanciado em Química pela UPF. Especialista em TICs na Educação pela FURG. Mestre em Educação em Química pela UFU e douutor em Educação em Ciências pela UFRGS. Atualmente é professor no curso de Química da ULBRA, coordenador do subprojeto Pibid/química da mesma universidade e pós-doutorando pela UFRGS.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UNIVATES

Doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa

Referências

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. UCINET 6 for Windows: Software for social network analysis. Harvard: Analytic Technologies, 2002.

CALDEIRA, A. M. S. Avaliação e processo de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 3, p. 53-61, set./out. 1997.

LEITE, S. A. S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: Azzi, R. G.; Sadalla, A. M. F. A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 1984.

MORALES, P. Avaliação escolar: o que é, como se faz. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.

MORETO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

RECUERO. R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre. Editora Meridional, 2009.

SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória. São Paulo: Cortez, 1998.

SEDUCRS. (2011-2014). Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 2011. Acesso em 27 de jan., 2015, http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf.

YIN, R. Case Study Research: Design and Methods. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 975–996, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.2423. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2423. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática