O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização

Autores

  • JOSÉ LICÍNIO BACKES backes@ucdb.br
    UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Ruth PAVAN ruth@ucdb.br
    Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

10.29286/rep.v26i61.2421

Palavras-chave:

Currículo, identidade, indígenas.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre o currículo, mais especificamente sobre o currículo dos anos finais do ensino fundamental e como esse está vinculado a processos de normalização, invisibilização e subalternização das identidades/diferenças indígenas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com 11 professores de uma escola pública estadual do Município de Campo Grande (MS), com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as identidades/diferenças indígenas, ao não serem percebidas pelos professores, sendo os indígenas tratados de modo normal ou como se tivessem mais dificuldade de aprendizagem, contribuem para a sua subalternização.

 

Palavras-chave: Currículo. Identidade. Indígenas.

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Biografia do Autor

JOSÉ LICÍNIO BACKES, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

José Licínio Backes é Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e orientador de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade. Bolsista Produtividade CNPq.

Ruth PAVAN, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Ruth Pavan é Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

BACKES, J. L.; PAVAN, R. O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 95–110, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.2421. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2421. Acesso em: 25 nov. 2024.