Educação Matemática, processos de regulação e o Programa Escola Ativa

Autores

  • Fernanda WANDERER fernandawanderer@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v26i61.2397


Palavras-chave:

Educação Matemática, regulação, escolas multisseriadas do campo

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a educação matemática produzida pelo Programa Escola Ativa (PEA). Seu referencial teórico é constituído pela Etnomatemática em uma perspectiva que articula o pensamento de Michel Foucault com a obra tardia de Ludwig Wittgenstein. Foram examinados os Cadernos de Matemática utilizados pelos professores e alunos do PEA, seguindo a análise do discurso foucaultiana. O exame do material mostrou que o Programa é um mecanismo regulamentador do conjunto da população do campo que atua sobre as condutas de professores e alunos e também sobre o próprio pensamento infantil, produzindo subjetividades específicas para os sujeitos escolares. Palavras-chave: Educação Matemática. Programa Escola Ativa. Escolas Multisseriadas do Campo. Regulação.

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Biografia do Autor

  • Fernanda WANDERER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação (UNISINOS), Mestre em Educação (UNISINOS), Graduada em Licenciatura em Matemática (UFRGS). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

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Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática

Como Citar

Educação Matemática, processos de regulação e o Programa Escola Ativa. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 201–221, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.2397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2397. Acesso em: 24 mar. 2025.