Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?

Autores

  • João Pedro Aparecido VICENTE joaopedro@hc.uftm.edu.br
    Universidade de Uberaba
  • Marilene Ribeiro RESENDE marilene.resende@uniube.br
    Universidade de Uberaba

DOI:

10.29286/rep.v25i58.2337

Palavras-chave:

Profmat. Formação de Professores. Mestrado profissional em. Educação.

Resumo

Neste artigo, investigou-se a coerência entre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat - e as políticas de formação de professores. Utilizou-se abordagem qualitativa. Aplicou-se questionário a 32 cursistas do Polo Uberaba/MG e entrevista com 11 deles. Conteudístico, o Profmat favorece a formação do especialista técnico. Para metade dos entrevistados, os conteúdos são inaplicáveis nas escolas devido à complexidade adotada. Critérios eliminatórios têm resultado em alta evasão. A maioria dos cursistas pretende deixar a educação básica. Esses aspectos comprometem os objetivos do curso.

 

Palavras-chave: Profmat. Formação de Professores. Mestrado Profissional emEducação.

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Biografia do Autor

João Pedro Aparecido VICENTE, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes. Jornalista pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Marilene Ribeiro RESENDE, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/ Rio Claro. Docente e Vice-coordenadorado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

VICENTE, J. P. A.; RESENDE, M. R. Profmat: um curso de formação de professores da educação básica?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 58, p. 201–220, 2015. DOI: 10.29286/rep.v25i58.2337. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2337. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática