Metodologia para o estudo da formação de valores: uma investigação para além de Jean Piaget

Autores

  • Afonso Mancuso de MESQUITA afonso.mancuso.mesquita@gmail.com
    Unesp - Marília
  • Suely Amaral MELLO suepedro@terra.com.br

DOI:

10.29286/rep.v24i57.2297

Palavras-chave:

Método em psicologia, valores morais, paralelismo intelecto-moral, Jean Piaget.

Resumo

O tema deste artigo é o método de investigação da formação dos valores na ontogênese. Polemizaremos com Piaget e defendemos que o princípio do paralelismo intelecto-moral sustentado pelo autor leva a equívocos na compreensão do fenômeno e na definição de diretrizes pedagógicas. Para ele, a educação moral deve ser orientada pela cooperação entre pares, preterindo a participação do adulto e privilegiando métodos escolanovistas. Encontramos na tradição vigotskiana a tese de que a articulação entre cognição e valoração é autenticamente nova na ontogênese, e não o desdobramento de tendências a priori. Conclui-se que a formação de valores pode ser pedagogicamente dirigida. Palavras-chave: Método em Psicologia.Valores Morais. Paralelismo Intelecto-Moral. Jean Piaget.

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Biografia do Autor

Suely Amaral MELLO

Dra. em Educação

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

MESQUITA, A. M. de; MELLO, S. A. Metodologia para o estudo da formação de valores: uma investigação para além de Jean Piaget. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 569–590, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.2297. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2297. Acesso em: 13 nov. 2024.