Metodologia para o estudo da formação de valores: uma investigação para além de Jean Piaget
DOI:
10.29286/rep.v24i57.2297Palavras-chave:
Método em psicologia, valores morais, paralelismo intelecto-moral, Jean Piaget.Resumo
O tema deste artigo é o método de investigação da formação dos valores na ontogênese. Polemizaremos com Piaget e defendemos que o princípio do paralelismo intelecto-moral sustentado pelo autor leva a equívocos na compreensão do fenômeno e na definição de diretrizes pedagógicas. Para ele, a educação moral deve ser orientada pela cooperação entre pares, preterindo a participação do adulto e privilegiando métodos escolanovistas. Encontramos na tradição vigotskiana a tese de que a articulação entre cognição e valoração é autenticamente nova na ontogênese, e não o desdobramento de tendências a priori. Conclui-se que a formação de valores pode ser pedagogicamente dirigida. Palavras-chave: Método em Psicologia.Valores Morais. Paralelismo Intelecto-Moral. Jean Piaget.Downloads
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