Imprensa escrita e o imaginário sobre a violência escolar: um estudo a partir do jornal Folha de São Paulo

Autores

  • Joyce Mary ADAM joyce@rc.unesp.br
    UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP-IB/Campus Rio Claro

DOI:

10.29286/rep.v26i61.2233

Palavras-chave:

violência escolar, produção de sentidos, imaginário social, imprensa escrita.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a forma com que a imprensa divulga a violência de jovens e a violência ocorrida na escola. Propõe-se analisar ocorrências noticiadas no jornal, a Folha de São Paulo, no início dos anos 2000, ano em que se percebe o aparecimento de um número significativo de artigos e pesquisas que enfocam a violência escolar. Adota-se como referencial teórico a Sociologia do Imaginário, discutida por diversos autores, como Castoriadis (1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), buscando analisar o imaginário sobre a escola e as interações que se processam na instituição escolar e seu entorno, nas notícias veiculadas sobre violência escolar.

 

Palavras-chave: Violência Escolar. Produção de Sentidos. Imaginário Social. Imprensa Escrita.

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Biografia do Autor

Joyce Mary ADAM, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP-IB/Campus Rio Claro

Professora Livre-docente do Departamento de Educação/Instituto de Biociência, Unesp-Campus Rio CLaro. Aréa de pesquia: politica, gestão e o sujeito contemporâneo.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

ADAM, J. M. Imprensa escrita e o imaginário sobre a violência escolar: um estudo a partir do jornal Folha de São Paulo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 111–131, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.2233. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2233. Acesso em: 25 nov. 2024.