Imprensa escrita e o imaginário sobre a violência escolar: um estudo a partir do jornal Folha de São Paulo
DOI:
10.29286/rep.v26i61.2233Palavras-chave:
violência escolar, produção de sentidos, imaginário social, imprensa escrita.Resumo
O presente artigo objetiva analisar a forma com que a imprensa divulga a violência de jovens e a violência ocorrida na escola. Propõe-se analisar ocorrências noticiadas no jornal, a Folha de São Paulo, no início dos anos 2000, ano em que se percebe o aparecimento de um número significativo de artigos e pesquisas que enfocam a violência escolar. Adota-se como referencial teórico a Sociologia do Imaginário, discutida por diversos autores, como Castoriadis (1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), buscando analisar o imaginário sobre a escola e as interações que se processam na instituição escolar e seu entorno, nas notícias veiculadas sobre violência escolar.
Palavras-chave: Violência Escolar. Produção de Sentidos. Imaginário Social. Imprensa Escrita.
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