Geração à deriva: jovens nem nem e a surperfluidade da força de trabalho no capital-imperialismo
DOI:
10.29286/rep.v25i58.2136Palavras-chave:
geração nem nem, capital-imperialismo, superfluidadeResumo
O presente artigo objetiva problematizar o discurso sobre a dita geração nem nem – os assim chamados jovens que não estudam e nem trabalham – com base nos dados divulgados pelo IBGE (2013) e associá-los ao conceito de superfluidade da força de trabalho em Marx (2011). Defende-se que a geração nem nem constitui parte da população excedente a ser preservada em benefício do setor produtivo. Aponta-se que, na perspectiva do capital, é necessário manter uma força de trabalho relativamente supérflua, sem que tal condição se converta em desalento a ponto de ameaçar o próprio desejo da classe trabalhadora de tornar-se mercadoria, ou seja, força de trabalho.
Palavras-chave: Geração nem nem. Capital-imperialismo. Superfluidade.
Downloads
Referências
BRAGA, Ruy. A política do precariado: do populismo à hegemonia Lulista. São Paulo: Boitempo, 2012.
CARDOSO, Adalberto. Juventude, trabalho e desenvolvimento: elementos
para uma agenda de investigação. Cad. CRH, Salvador, v. 26, n. 68, ago. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792013000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jul. 2014.
COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo: implicações
epistemológicas, políticas e práticas. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
COAN, Marival; SHIROMA, Eneida Oto. Educação para o empreendedorismo: forjando um jovem de novo tipo? In: SILVA, Mariléia Maria da; EVANGELISTA, Olinda; QUARTIERO, Elisa Maria (Org.). Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p. 245-276.
DICIONÁRIO Houaiss Eletrônico. Língua portuguesa. Versão 1.0 5a. 2002.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora
UnB, 2001.
FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5. ed. São Paulo: Global, 2008.
FILGUEIRAS, Luiz Antonio Mattos; DRUCK, Graça; AMARAL, Manoela
Falcão do. O conceito de informalidade: um exercício de aplicação empírica. Caderno do CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 211-229, maio/ago. 2004.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; UFRJ Editora, 2012.
_____. A incorporação subalterna brasileira ao capital-imperialismo. Revista Crítica Marxista, Campinas, n. 36, p. 103-113, 2013.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: CIAVATTA, M.; TIRIBA, L. (Org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília, DF: Liber Livro; Editora UFF, 2011, p. 99-133.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2013. Disponível em:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticiasview=noticia&id=1&idnoticia=2526&busca=1&t=sis-2013-74-1-mulheres-25-29-anos-que-nao-estudam-nem>. Acesso em: 4 abr. 2014.
LENIN, Vladimir Ilitch. O imperialismo: fase superior deo capitalismo. 3. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2010.
MARX, Karl. A lei geral da acumulação capitalista. In: ______. O capital: crítica da economia política. 25. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, v. II, Livro I, 201. p. 713-824.
MOTTA, Vânia Cardoso da. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
OIT. Tendências mundiales del empleo juvenil 2013: una generación en peligro. 2013. Disponível em: <http://www.ilo.org/global/research/global-reports/globalemployment-
trends/youth/2013/lang--es/index.htm>. Acesso em: 4 abr. 2014.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2006.
OLIVEIRA, Ramon de. Empregabilidade. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França (Org.). Dicionário da educação profissional em Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Epsgv, 2008. p. 197-202. Disponível em: <http://www.epsjv.
fiocruz.br/dicionario/apresentacao/dowlivfictec.html>. Acesso em: 19 jun. 2014.
PNAD. Pesquisa Nacional por Amostragem em Domicílio. 2012. População. IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/
pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40>. Acesso em: 1 abr. 2014.
SENNETT, Richard. A Corrosão do Caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima. Qualificação e
reestruturação produtiva: um balanço das pesquisas em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 61, p. 13-35, dez. 1997.
SILVA, Mariléia Maria da. Percursos profissionais e a justeza das políticas públicas de Inclusão e qualificação: o público alvo do Projovem Trabalhador. In: SILVA, Mariléia Maria da; EVANGELISTA, Olinda; QUARTIERO, Elisa. Maria (Org.). Jovens, trabalho e educação: A conexão subalterna de formação para o capital.
Campinas: Mercado das Letras Edições e Livrarias, 2012, p. 71-110.