Teoria das representações sociais e educação musical: uma atualização da produção científica no Brasil (2019-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/yd0kfq16


Palavras-chave:

Educação Musical, Representações Sociais, Revisão de Escopo

Resumo

A partir da revisão de Veber e Yaegashi (2020), este texto traz uma revisão das produções brasileiras sobre a Teoria das Representações Sociais (TRS) em diálogo com a Educação Musical, publicados entre 2019 e 2024. Através de uma revisão de escopo, foram selecionados seis artigos, duas dissertações de mestrado e três teses de doutorado que dialogam sobre formação, prática e influências culturais na educação musical, geralmente enfocado nos professores, evidenciando sua importância na área. Reforça-se a necessidade apontada por Veber (2020) de um aprofundamento teórico-metodológico na TRS, evitando limitar sua aplicabilidade aos objetos de estudo da Educação Musical.

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Biografia do Autor

  • Tuanny Godoi PIVA, Secretaria Municipal de Cuiabá (SME/Cuiabá)

    Tuanny Godoi é uma professora especializada em música com vasta experiência na área de educação infantil. Graduada em música pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2016, concentra-se na Educação Artística, com atuação em diversos temas, incluindo educação, arte educação, performance, música, musicologia, produção musical e composição.Ao longo de sua carreira, destacou-se por sua abordagem inovadora na educação musical, utilizando canções com temática regional e de compositores Matogrossenses. De 2010 a 2014, atuou como regente do Coral Infantil do SESC Arsenal, onde contribuiu para o desenvolvimento da musicalidade e habilidades vocais das crianças. Em 2016, assumiu como regente do Coral Infanto Juvenil da UFMT.Tuanny também é arte educadora e professora de música efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Atualmente, desde 2021, é regente do coral infantil do Núcleo Coral de Chapada dos Guimarães, continuando a compartilhar sua paixão pela música com as crianças.Sua dedicação como musicista, cantora e arte educadora está profundamente voltada à infância e sua musicalidade. Acredita no poder do canto como elemento primordial no desenvolvimento infantil, sendo o som o primeiro contato da criança com o mundo. Seu trabalho visa ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades musicais, descobrirem a paixão pela música e aprimorarem suas habilidades vocais. 

  • Leonardo BORNE, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Educador musical, musicoterapeuta, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária.Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música).Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. Foi presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2024). Atualmente, é o representante da região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical (2023-2025). É líder do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT).

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

Teoria das representações sociais e educação musical: uma atualização da produção científica no Brasil (2019-2024). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 573–592, 2025. DOI: 10.29286/yd0kfq16. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19174. Acesso em: 5 dez. 2025.