ÁGUA-FONTE DE VIDA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.18102


Palavras-chave:

Representações Sociais, Língua Portuguesa, Alunos Venezuelanos, Ensino Fundamental

Resumo

O estudo objetivou investigar representações sociais da língua portuguesa por alunos venezuelanos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 estudantes, analisadas com apoio da análise de conteúdo. Metáforas expressas nas falas possibilitaram, como hipótese interpretativa, um núcleo figurativo da representação social da língua portuguesa, cujo termo organizador foi água-fonte de vida. Os resultados indicaram que políticas públicas para fortalecer a língua portuguesa como língua de acolhimento são fundamentais para a sobrevivência desses alunos na escola e em suas relações sociais mais amplas.

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Biografia do Autor

  • Eronilde Pereira de OLIVEIRA, Secretaria de Educação do Estado de Roraima (SEED/RR)

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima(1996). Atualmente é Professora do Governo do Estado de Rorâima. Tem experiência na área de Letras.

  • Rita de Cássia Pereira LIMA, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982) e em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V(1987). Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Atualmente é professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Prática Educativas. É Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC)/Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC). É membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua como parecerista ad-hoc em vários periódicos, por exemplo, Educação e Pesquisa (USP), Cadernos de Pesquisa (FCC), Educação & Realidade (UFRGS), Currículo sem Fronteiras, Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP), Revista de Educação Pública (UFMT). Tem participado da Comissão Científica do EDUCERE/SIRSSE/SIPD/Cátedra Unesco e também, como ad-hoc, das JIRS/CBRS. Tem experiência na área da Educação, pesquisando no campo das representações sociais em diversos temas: universo escolar, violência, saúde, moda, educação profissional, trabalho docente.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

ÁGUA-FONTE DE VIDA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 793–817, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.18102. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18102. Acesso em: 23 mar. 2025.