Promoção da Saúde nos cursos stricto sensu da saúde na Universidade Federal de Santa Catarina

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DOI:

https://doi.org/10.29286/kd2xjr87


Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Universidades, Educação de pós-graduação

Resumo

A Promoção da Saúde é um campo estratégico na formação em saúde e no fortalecimento das políticas públicas. Este estudo analisou a inserção do tema nos cursos stricto sensu do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetivo: analisar se os programas ofertam disciplinas cujo título ou ementa mencionam a Promoção da Saúde. Método: pesquisa qualitativa, com análise documental dos quadros e ementas das disciplinas ofertadas em 2022. Conclusões: a abordagem é incipiente e concentrada em poucos programas. Recomenda-se ampliar disciplinas e ações transdisciplinares. A análise não abrangeu abordagens informais nem a prática pedagógica vivenciada.

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Biografia do Autor

  • Antônio Carlos PEREIRA JUNIOR, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutorando em Promoção da Saúde no Processo de Viver Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especializações em Centro Cirúrgico e Central de Material, Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Santa Catarina - FASC (2017), Técnico em enfermagem e Instrumentador cirúrgico. Possuo experiência em centro cirúrgico, central de material e na área de Enfermagem na saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia. Atuação profissional na enfermagem desde 2008 na assistência do Centro Cirúrgico, e desde 2023 na Gestão da Qualidade da Maternidade Carmela Dutra (SC).

  • Rosane Gonçalves NITSCHKE, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente no Curso de Gradução em Enfermagem, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN-UFSC), e no Programa de Residencia Multiprofissional de Saúde da Família(REMULTISF). Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) , com Doutorado Sandwich na Académie de Paris - SORBONNE - Université René Descartes (1995), no Centre d´Etudes sur l´Actuel et Quotidien - CEAQ , sob direção do Prof. Michel Maffesoli. Líder do Laboratório de Pesquisa , Estudos , Tecnologia , Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUIS-FAM-SC) e Coordenadora do Projeto de Extensão - Projeto Ninho: Criando um Espaço para Cuidar Transdisciplinarmente da Saúde das Famílias, desde 1995. Membro do Grupo de Assistência, Pesquisa e Educação na área da Saúde da Família - GAPEFAM - Rede Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Saúde da Família -LEIFAMS. Criou a Rede Brasileira de Estudos sobre Quotidiano, Imaginário e Saúde(REBRAPEQUIS) e colaborou na implantação do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde na Infância e na Adolescência (NUPPPSIA) . Membro do Centre de Recherches Internacionales sur l´imaginaire- CRI2I Tem experiência na área de Enfermagem da Saúde da Criança, do Recém Nascido e do Adolescente, com ênfase em Enfermagem na Saúde da Família. e Comunitária. Realiza e orienta estudos principalmente sobre as temáticas: Saúde da Família; Quotidiano, Imaginário e o Processo Saúde- Doença; Enfermagem e Promoção da Saúde ; Enfermagem Comunitária e na Atenção Primária em Saúde; Maneiras de viver contemporâneas e a Promoção do Ser Saudável; Tecnosocialidade e Promoção da Saúde; Razão Sensível , Cuidado para Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Foi Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho -PRÓ -PET Saúde da Família da UFSC. Colaboradora na Implantação do LABESI- Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - em Rede na Região Sul. Integra o Grupo Cuidados Enfermeros Integrales:Perspectiva Multidisciplinar do Instituto Maimónides de Investigación Biomédica de Córdoba,(IMIBIC), Espanha; Investigadora Externa do Grupo de Investigation Salud Inclusiva en Grupos Vulnerables - Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Perú.

  • Ivonete Teresinha Schülter Buss HEIDEMANN, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Pós doutorado em Enfermagem de Saúde Pública na University of Toronto (UofT), recebendo Bolsa Pos Doutorado da CAPES, 2013-2014. Doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade São Paulo, 2006, mestrado e graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Enfermagem de Promoção da Saúde - LAPEPS. Coordena a pesquisa Metodologia para a formulação de políticas públicas estaduais de promoção da saúde e apoio à implementação em estados brasileiros: em cena uma rede multicêntrica de atores -Edital CNPq/chamada DEPROS/2023. Pesquisa multicêntrica e participativa desenvolvida com gestores, acadêmicos e atores da sociedade civil nas cinco regiões brasileiras que busca desenvolver metodologia para a formulação e implementação de políticas públicas de Promoção da Saúde em cinco estados do Brasil. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, enfermagem, atenção primária à saúde, saúde da família e educação e saúde, determinação social da saúde, determinantes sociais, pesquisa ação participante, pesquisas participantes, vulnerabilidade, equidade.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Promoção da Saúde nos cursos stricto sensu da saúde na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 742–755, 2025. DOI: 10.29286/kd2xjr87. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18097. Acesso em: 5 dez. 2025.