EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.17915


Palavras-chave:

Seminário de Educação, Formação Docente Continuada, Reflexão sobre a Experiência

Resumo

Este artigo expõe exercício reflexivo e narrativo de reconhecimento da produção de conhecimento e do potencial formativo situados na experiência subjetiva/coletiva. Pretensiosamente, as coordenadoras do XXXI Seminário de Educação, realizado no ano de 2023 no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, diretamente ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, desenvolvem o texto por meio de narrativa pessoal, articulando contribuições da pesquisa narrativa e da noção de experiência na formação docente. O objetivo é apresentar artigos resultantes da participação de pesquisadoras e pesquisadores convidados a compor mesas-redondas do Seminário de Educação 2023, situando-os no evento científico e destacando este como espaço de formação ancorado na experiência.

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Biografia do Autor

  • Ozerina Victor de OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1991), mestrado em Educação pela mesma universidade (1997), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-doutorado em Currículo da Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Desde 1993 é professora na UFMT, atuando também em cargos de gestão desta Instituição, primeiro como diretora do Instituto de Educação (2009/20130) e posteriormente como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação (2016/2020). Atualmente compõe o quadro docente do curso de graduação em Pedagogia e se encontra credenciada no quadro docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UFMT) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/IE/UFMT), nos cursos de Mestrado (desde 2008) e de Doutorado (desde 2015). Tem ampla experiência como pesquisadora no campo de Educação, é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED), é membro da Sociedade Brasileira de Currículo (ABdC), já coordenou e se encontra coordenadora (2023-2024) do GT Currículo no EPE-CO. A docente desenvolve pesquisas com ênfase em currículo; currículo e diferença; currículo e educação inclusiva; política de currículo; educação do campo; políticas afirmativas no Ensino Superior; e currículo, pedagogia e formação de professores

  • Mirian Toshiko SEWO, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Psicologia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2020) em Educação com pesquisas em Psicologia Social Comunitária pela Universidade Federal do Paraná. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, com atuação nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, Polo de Campo Verde e Coordenadora do Projeto de Extensão Roda de Psicologia Social Comunitária. Compõe o Comuni, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social Comunitária. Tem experiência na área de Psicologia Social Comunitária, principalmente nos seguintes temas: processos de participação e conscientização, organização comunitária, movimentos sociais, envelhecimento e questões indígenas e quilombolas.

Referências

EL FAHAL, A. Água de Alevante – mais 28 histórias para guardar. Feira de Santana: Editora Zarte, 2023. 122 p.

Henning, L. M. P. A experiência no mundo existencial, segundo Dewey. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/91397. Acesso em: 15 de jun. 2024.

SOUZA, M. J.; MONTEIRO, F. M. A. O potencial formativo da pesquisa narrativa na formação continuada do docente universitário. Revista Linguagens, Educação e Sociedade – LES, v. 28, p. 1-30, 2024. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/5394. Acesso em: 14 de jun. 2024.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 211–222, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17915. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17915. Acesso em: 23 mar. 2025.