EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17915

Palavras-chave:

Seminário de Educação, Formação Docente Continuada, Reflexão sobre a Experiência

Resumo

Este artigo expõe exercício reflexivo e narrativo de reconhecimento da produção de conhecimento e do potencial formativo situados na experiência subjetiva/coletiva. Pretensiosamente, as coordenadoras do XXXI Seminário de Educação, realizado no ano de 2023 no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, diretamente ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, desenvolvem o texto por meio de narrativa pessoal, articulando contribuições da pesquisa narrativa e da noção de experiência na formação docente. O objetivo é apresentar artigos resultantes da participação de pesquisadoras e pesquisadores convidados a compor mesas-redondas do Seminário de Educação 2023, situando-os no evento científico e destacando este como espaço de formação ancorado na experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozerina Victor de OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1991), mestrado em Educação pela mesma universidade (1997), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-doutorado em Currículo da Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Desde 1993 é professora na UFMT, atuando também em cargos de gestão desta Instituição, primeiro como diretora do Instituto de Educação (2009/20130) e posteriormente como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação (2016/2020). Atualmente compõe o quadro docente do curso de graduação em Pedagogia e se encontra credenciada no quadro docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UFMT) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/IE/UFMT), nos cursos de Mestrado (desde 2008) e de Doutorado (desde 2015). Tem ampla experiência como pesquisadora no campo de Educação, é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED), é membro da Sociedade Brasileira de Currículo (ABdC), já coordenou e se encontra coordenadora (2023-2024) do GT Currículo no EPE-CO. A docente desenvolve pesquisas com ênfase em currículo; currículo e diferença; currículo e educação inclusiva; política de currículo; educação do campo; políticas afirmativas no Ensino Superior; e currículo, pedagogia e formação de professores

Mirian Toshiko SEWO, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Psicologia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2020) em Educação com pesquisas em Psicologia Social Comunitária pela Universidade Federal do Paraná. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, com atuação nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, Polo de Campo Verde e Coordenadora do Projeto de Extensão Roda de Psicologia Social Comunitária. Compõe o Comuni, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social Comunitária. Tem experiência na área de Psicologia Social Comunitária, principalmente nos seguintes temas: processos de participação e conscientização, organização comunitária, movimentos sociais, envelhecimento e questões indígenas e quilombolas.

Referências

EL FAHAL, A. Água de Alevante – mais 28 histórias para guardar. Feira de Santana: Editora Zarte, 2023. 122 p.

Henning, L. M. P. A experiência no mundo existencial, segundo Dewey. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/91397. Acesso em: 15 de jun. 2024.

SOUZA, M. J.; MONTEIRO, F. M. A. O potencial formativo da pesquisa narrativa na formação continuada do docente universitário. Revista Linguagens, Educação e Sociedade – LES, v. 28, p. 1-30, 2024. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/5394. Acesso em: 14 de jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

OLIVEIRA, O. V. de .; SEWO, M. T. . EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 211–222, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17915. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17915. Acesso em: 27 jun. 2024.