EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.17915Palavras-chave:
Seminário de Educação, Formação Docente Continuada, Reflexão sobre a ExperiênciaResumo
Este artigo expõe exercício reflexivo e narrativo de reconhecimento da produção de conhecimento e do potencial formativo situados na experiência subjetiva/coletiva. Pretensiosamente, as coordenadoras do XXXI Seminário de Educação, realizado no ano de 2023 no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, diretamente ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, desenvolvem o texto por meio de narrativa pessoal, articulando contribuições da pesquisa narrativa e da noção de experiência na formação docente. O objetivo é apresentar artigos resultantes da participação de pesquisadoras e pesquisadores convidados a compor mesas-redondas do Seminário de Educação 2023, situando-os no evento científico e destacando este como espaço de formação ancorado na experiência.
Downloads
Referências
EL FAHAL, A. Água de Alevante – mais 28 histórias para guardar. Feira de Santana: Editora Zarte, 2023. 122 p.
Henning, L. M. P. A experiência no mundo existencial, segundo Dewey. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/91397. Acesso em: 15 de jun. 2024.
SOUZA, M. J.; MONTEIRO, F. M. A. O potencial formativo da pesquisa narrativa na formação continuada do docente universitário. Revista Linguagens, Educação e Sociedade – LES, v. 28, p. 1-30, 2024. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/5394. Acesso em: 14 de jun. 2024.