PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.17801Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Sequência Didática Investigativa, Currículo Formativo, Prática DocenteResumo
O objetivo deste texto é apresentar uma compreensão teórica do Processo de Construção de Sequência Didática Investigativa (PCSDI) e do Processo de Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (PDSDI) como processos formativos que podem ser desenvolvidos durante a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo descreve e interpreta o fenômeno investigado, focando nos aspectos qualitativos e interpretativos relativos à utilização de Sequências Didáticas Investigativas (SDI) em Educação Matemática. O estudo conclui que o PCSDI é um processo formativo que contribui para a formação de professores como pesquisadores de suas próprias práticas.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porte Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 15, de 02 de fevereiro de 2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nºs 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília: 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 02, de 09 de junho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: 2015a.
COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática na formação inicial do professor de Matemática: uma experiência de Portugal. Monografia de Graduação – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína: TO, 2012.
COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013.
COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de Educação Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 313-341, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10725
COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Compreensões, Abordagens, Conceitos e Definições de Sequência Didática na área de Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 358–388, jan. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a16
COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O; MARIANO, W. dos S. Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas. PARADIGMA, vol. 46, n.º 2, e2024011, 2024. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024011.id1538
COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O.; MARIANO, W, S. Conhecimentos Profissionais para a Formação Inicial e do (e para o) Professor de Matemática. REMATEC, Belém, v. 18, n. 43, p. e2023044, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.e2023044.id630
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPa. Tese de doutorado. Campinas-SP: UNICAMP, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
STENHOUSE, L. La investigacion como base de la enseñanza. 6. ed. Madrid: Morata, 2007.