PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17801

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Sequência Didática Investigativa, Currículo Formativo, Prática Docente

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma compreensão teórica do Processo de Construção de Sequência Didática Investigativa (PCSDI) e do Processo de Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (PDSDI) como processos formativos que podem ser desenvolvidos durante a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo descreve e interpreta o fenômeno investigado, focando nos aspectos qualitativos e interpretativos relativos à utilização de Sequências Didáticas Investigativas (SDI) em Educação Matemática. O estudo conclui que o PCSDI é um processo formativo que contribui para a formação de professores como pesquisadores de suas próprias práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dailson Evangelista COSTA, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto C1 da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais.

Tadeu Oliver GONÇALVES, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). é Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGecim da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

Wagner dos Santos MARIANO, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porte Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 15, de 02 de fevereiro de 2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nºs 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Brasília: 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 02, de 09 de junho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: 2015a.

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática na formação inicial do professor de Matemática: uma experiência de Portugal. Monografia de Graduação – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína: TO, 2012.

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013.

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de Educação Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 313-341, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10725

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Compreensões, Abordagens, Conceitos e Definições de Sequência Didática na área de Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 358–388, jan. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a16

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O; MARIANO, W. dos S. Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa (SDI): bases teóricas e metodológicas. PARADIGMA, vol. 46, n.º 2, e2024011, 2024. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024011.id1538

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O.; MARIANO, W, S. Conhecimentos Profissionais para a Formação Inicial e do (e para o) Professor de Matemática. REMATEC, Belém, v. 18, n. 43, p. e2023044, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.e2023044.id630

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPa. Tese de doutorado. Campinas-SP: UNICAMP, 2000.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

STENHOUSE, L. La investigacion como base de la enseñanza. 6. ed. Madrid: Morata, 2007.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O.; MARIANO, W. dos S. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 641–668, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17801. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17801. Acesso em: 14 dez. 2024.