Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública
DOI:
10.29286/rep.v21i47.1764Palavras-chave:
Formação de professores em serviço. Representações sociais. Residência pedagógica. CIEP.Resumo
Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço nos Centros Integrados de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro, para professores do Ensino Fundamental exercerem docência em escolas de tempo integral. Com formato de residência pedagógica, envolveu 6.426 professores em 54 municípios. O artigo envolveu 41 ex-bolsistasde São Gonçalo, em oito escolas. A análise, baseada na teoria das representações sociais, indicou predomínio de sentimentos para desempenhara docência e para optar por ela. As representações sociais sobre o curso dos CIEPs revelaram o sentido de inovação e de desafio, mas também de crítica.
Palavras-chave: Formação de professores em serviço. Representações sociais. Residência pedagógica. CIEP.
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Recebimento em: 09/12/2011.
Aceite em: 19/04/2012.