Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública

Autores

  • Lúcia Velloso MAURÍCIO luciavelloso.uerj@gmail.com
    Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

10.29286/rep.v21i47.1764

Palavras-chave:

Formação de professores em serviço. Representações sociais. Residência pedagógica. CIEP.

Resumo

Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço nos Centros Integrados de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro, para professores do Ensino Fundamental exercerem docência em escolas de tempo integral. Com formato de residência pedagógica, envolveu 6.426 professores em 54 municípios. O artigo envolveu 41 ex-bolsistasde São Gonçalo, em oito escolas. A análise, baseada na teoria das representações sociais, indicou predomínio de sentimentos para desempenhara docência e para optar por ela. As representações sociais sobre o curso dos CIEPs revelaram o sentido de inovação e de desafio, mas também de crítica.

 

Palavras-chave: Formação de professores em serviço. Representações sociais. Residência pedagógica. CIEP.

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Biografia do Autor

Lúcia Velloso MAURÍCIO, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professora adjunta da FFP e do Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP); Doutora em educação em 2001 (UFRJ); pós-doutorado em educação em 2011(Universidad Complutense de Madrid). Grupos de pesquisa: Vozes da Educação na FFP/UERJ e NEEPHI na UNIRIO. Rua Francisco Portela s/n. Patronato São Gonçalo. RJ. Cep: 24 660-010. Tel: (11) 3705-2227. E-mail: <luciavelloso.uerj@gmail.com>.

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Recebimento em: 09/12/2011.

Aceite em: 19/04/2012.

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

MAURÍCIO, L. V. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 505–523, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i47.1764. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1764. Acesso em: 5 nov. 2024.