Percepções sobre queimadas e aprendizagem de Química: uma pesquisa-ação com alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/95cr7w43


Palavras-chave:

Queimadas, Termoquímica, Ensino de Química

Resumo

O presente estudo investigou a percepção de 12 alunos do 2º ano do Ensino Médio acerca do tema queimadas relacionado à disciplina de Química. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mirante da Serra – RO. Foram aplicados dois questionários com perguntas fechadas, abertas e de múltipla escolha, relacionadas ao tema queimadas e os conceitos químicos. Concluiu-se que os alunos inicialmente apresentavam conhecimento prévio sobre o tema, principalmente relacionados a conscientização, no entanto, sem conseguir relacioná-lo a conceitos químicos. Nos resultados obtidos no segundo questionário, percebeu-se que houve assimilação dos conceitos químicos relacionados às queimadas pelos alunos.

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Biografia do Autor

  • Taynara Bonfim RIQUIERE, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2020). Possui Especialização em Ensino de Braille e Tecnologias Assistivas pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante - FAVENI (2021); Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022); Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023); Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2024). Cursou Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PPGECN) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2024). Atualmente cursa Doutorado em Química Analítica no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Fabiano Pereira do AMARAL, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Professor Adjunto IIII na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Graduação em Ciências com Habilitação em Química (2004) pela Universidade Metodista de Piracicaba, (Unimep), Mestrado em Agronomia com ênfase em Bioquímica Vegetal (2008) na Faculdade de Ciências Agrárias do Campus do Lageado, (Unesp) - Botucatu, Doutorado em Química com ênfase em Química Orgânica (2012) no Instituto de Química de Araraquara (Unesp) e na Università Degli Studi de Salerno - Itália, Pós Doutorado no Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista na (Unesp). Fui Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Vice-Chefe do Departamento de Educação, Vice-Diretor NCET (2023). Professor do quadro permanente dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (UNIR). Ministrei aulas na graduação nos cursos de: Educação do Campo, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Pedagogia, Física e Química na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente sou Professor do Instituto de Química e Biotecnologia IQB/UFAL, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Química.Tem experiências nas áreas:1. Química de Produtos Naturais atuando principalmente no isolamento e identificação de metabólitos secundários de média e alta polaridade com as técnicas de HPLC-UV, HPLC-ESI-MSn, RMN, CG, IV e UV. 2. Ensino de Química, metodologias ativas; Novos materias didáticos para o ensino e Sequencia dídatica para o Ensino Médio. 

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

Percepções sobre queimadas e aprendizagem de Química: uma pesquisa-ação com alunos do Ensino Médio. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 527–547, 2025. DOI: 10.29286/95cr7w43. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17561. Acesso em: 5 dez. 2025.