Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana

Autores

  • Edson CAETANO caetanoedson@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Camila Emanuella Pereira NEVES camilaemanuella@hotmail.com

DOI:

10.29286/rep.v23i53/2.1756

Palavras-chave:

Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.

Resumo

Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho.

 

Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.

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Biografia do Autor

Edson CAETANO, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Ciências Sociais pela PUCCAMP, Doutor em Educação pela UNICAMP e professor do IE/UFMT, campus Cuiabá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Instituto de Educação, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso. Tel.: (65) 3615-8458. E-mail: <caetanoedson@hotmail.com>

Camila Emanuella Pereira NEVES

Graduada em Pedagogia pela UFMT, Mestre e Doutoranda em Educação pela UFMT. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação.

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 595–613, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1756. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756. Acesso em: 27 abr. 2024.