EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES/AS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17535

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Empreendedorismo, Ensino Médio, Reformas educacionais

Resumo

O artigo objetiva identificar as concepções dos docentes sobre a educação empreendedora e o Ensino Médio em Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo, implementado na rede estadual de educação do Rio de Janeiro desde 2017. Tratou-se de pesquisa de abordagem qualitativa, orientada pelo materialismo histórico-dialético e que fez uso de questionários e de rodas de conversas para levantamento de informações. Os resultados indicam que, apesar do empreendedorismo ser um conceito em disputa, sua compreensão pelos docentes se dá de forma aparente, não levando em consideração os aspectos estruturais do sistema capitalista e seus impactos nas relações de trabalho contemporâneas.   

 

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Biografia do Autor

Filipe Cavalcanti MADEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2012) e graduado em Pedagogia pela em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2012) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente atua como diretor geral da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, localizada no município de Maricá e professor de história - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em ensino de história e gestão escolar.

Carlos Soares BARBOSA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã; Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Desde janeiro de 2024 realizo estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa (Insitututo de Educação) por meio da bolsa Capes-Print. Lidero o Grupo de Estudos e Pesquisa Juventude, Trabalho, Educação e Políticas Públicas (JUVENTE), tendo como temas de interesse as questões das juventudes nas suas articulações com o mundo do trabalho, a educação (escolar e em demais espaços socias de formação humana) e as políticas públicas, fundamentado teórico-metodologicamente no materialismo histórico e dialético. Atualmente sou contemplado com a bolsa "Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). 

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

MADEIRA, F. C.; BARBOSA, C. S. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES/AS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 482–505, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17535. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17535. Acesso em: 14 dez. 2024.