CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Narrativas, Cultura, Contexto

Resumo

O artigo utiliza a metodologia autobiográfica e narrativa para apresentar reflexões sobre a importância de que o desenho do currículo e sua aplicação em ambientes rurais no ensino superior na América Latina sejam adequadamente contextualizados às realidades dos estudantes, reconhecendo as particularidades sociais e culturais das populações onde este currículo se insere, como formador da identidade das pessoas que acabará influenciando e formando especificamente, este exercício narrativo está centrado em torno de uma experiência na Universidade de Antioquia, na Colômbia, e seu programa de regionalização, onde são oferecidos diferentes programas de graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edisson Cuervo MONTOYA, Universidad de Antioquia (UdeA), Colômbia

Possui graduação em Licenciatura en filosofía pela Universidad de Antioquia (2005), mestrado em Investigación educativa pela Universidad de Alicante (2014), doutorado em Didáctica y organización escolar pela Universitat de València (2015), curso-técnico-profissionalizante em Técnica en Mecánica Industrial pelo Instituto Técnico Industrial Pascual Bravo(1996) e ensino-médio-segundo-graupelo Instituto Técnico Industrial Pascual Bravo (1995). Atualmente é Professor ocasional de tempo completo da Universidade de Antioquia. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, violência social, professorado.

Referências

AVALOS, B. Teacher professional development in Teaching and Teacher Education over ten years. Teaching and Teacher Education, n. 27, p. 10-20, 2011.

BOLÍVAR, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4 n. 1, p. 1-26, 2002. Disponível em: http://redie.uabc.uabc.mx/vol4no1/contenido-bolivar.html.

BOLÍVAR, A. El currículum como curso de la vida y la formación del profesorado. UTE Teaching & Technology: Universitas Tarraconensis, n. 1, p. 25-45, 2006.

BORGES, J. L. Obras Completas. V. II. Barcelona: Emecé, p. 1.161, 1996.

CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Teacher as currículum maker. In P. W. JACKSON (Ed.), Handbook of research on curriculum. New York: Macmillan, p. 363-401, 1992.

CRAIG, C.; ROSS, V. Cultivating the Image of teachers as Currículum Makers. In F.M. CONELLY (Ed.), The Sage Handbook of Currículum and Instruction. Los Angeles/London: Sage, p. 282-305, 2008.

DAY, C. Formar docentes: cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el profesorado. Madrid: Narcea, p. 88, 2005.

GOODSON, I. El Ascenso de la Narrativa de Vida. Revista Investigación Cualitativa. v. 2, n. 1, p. 27-41, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23935/2016/01033. Disponível em: https://www.academia.edu/33544166/El_Ascenso_de_la_Narrativa_de_Vida.

GEERTZ, C. Ritual and Social Change: A Javanese Example. American Anthropologist, n. 59, p. 32–54, 1957.

GIMENO, J. El currículum: una reflexión sobre la práctica. 10. Ed. Madrid: Morata, p. 424, 1988.

GRUNDY, S. Producto o praxis de currículum. Madrid: Morata, p. 280, 1987.

IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Grao, p. 164, 1994.

MARTÍNEZ-BONAFÉ, J. El currículum em la ciudad y la ciudad en el currículum. In GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre currículum. Madrid: Morata, p. 527-547, 2010.

MARTÍNEZ, M.; SAULEDA, N.; GÜENTER, H. Metaphors as blueprints of thinking about teaching and learning. Teaching and Teacher Education, n. 17, p. 965–977, 2001.

MONTEIRO, F. Entre experiências e saberes: narrativas de professoras em exercício nos anos iniciais. Perspectiva. n. 38. p. 1-21, 2020. DOI:10.5007/2175-795X.2020.e63314. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e63314.

ONFRAY, M. Teoría del viaje. poética de la geografía. Barcelona: Taurus, p. 144, 2016.

SILVA, T. Espacios de identidad: nuevas visiones sobre el currículum. Barcelona: Octaedro, p. 192, 2001.

PÉREZ-GÓMEZ, A. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, p. 320, 2004.

PINAR, W. What Is Curriculum Theory?. New York: Routledge. 2004.

SCHWAB, J. The practical: A language for curriculum. School Review. v. 78, n. 1., p. 1-24, 1969.

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del currículum. Madrid: Morata. 1991.

VEZUB, L. La formación y el desarrollo profesional docente frente a los nuevos desafíos de la escolaridad. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 11, n. 1. 2007, p. 1-23.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

MONTOYA, E. C. CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 223–234, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17495. Acesso em: 27 jun. 2024.