CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Narrativas, Cultura, Contexto

Resumo

O artigo utiliza a metodologia autobiográfica e narrativa para apresentar reflexões sobre a importância de que o desenho do currículo e sua aplicação em ambientes rurais no ensino superior na América Latina sejam adequadamente contextualizados às realidades dos estudantes, reconhecendo as particularidades sociais e culturais das populações onde este currículo se insere, como formador da identidade das pessoas que acabará influenciando e formando especificamente, este exercício narrativo está centrado em torno de uma experiência na Universidade de Antioquia, na Colômbia, e seu programa de regionalização, onde são oferecidos diferentes programas de graduação e pós-graduação.

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Biografia do Autor

Edisson Cuervo MONTOYA, Universidad de Antioquia (UdeA), Colômbia

Possui graduação em Licenciatura en filosofía pela Universidad de Antioquia (2005), mestrado em Investigación educativa pela Universidad de Alicante (2014), doutorado em Didáctica y organización escolar pela Universitat de València (2015), curso-técnico-profissionalizante em Técnica en Mecánica Industrial pelo Instituto Técnico Industrial Pascual Bravo(1996) e ensino-médio-segundo-graupelo Instituto Técnico Industrial Pascual Bravo (1995). Atualmente é Professor ocasional de tempo completo da Universidade de Antioquia. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, violência social, professorado.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

MONTOYA, E. C. CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 223–234, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17495. Acesso em: 14 dez. 2024.