Educação e descolonialidades dos saberes, das práticas e dos poderes

Autores

  • Jandir João ZANOTELLI jjzanotelli@ig.com.br
    Academia Sul Brasileira de Letras e assessoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Professor aposentado UFPEL e UCPEL. http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v23i53/2.1749

Palavras-chave:

Descolonialidade. Consciência histórica. Estado de Cristandade e Ética comunitária.

Resumo

Nossa educação expressa, reproduz e fundamenta a colonização que marca nossos saberes, práticas e poderes. A descolonização exige, por outro lado, consciência histórica das suas origens, caminhos, procedimentos e pressupostos. Autointitulada crítica, acentua subserviência e alienação. Nasce do projeto europeu imperial-mercantil-salvacionista, constituindo-nos em arquipélago de latifúndios monocultores, escravagistas e exportadores. Desvendar seu eixo articulador, o de Estado de Cristandade é preciso, confundindo-se propositalmente com a religião cristã. Fundiram-se neste colonialismo, perspectivas (ainda não superadas) do comunitarismo pré-semita e semita com a propriedade fundada na violência das armas e da lógica, reduzindo a ética à moral obediente aos interesses do colonizador. A superação da colonialidade se faz pela re-invenção da comunidade e de sua ética de respeito à outridade do outro.

 

Palavras-chave: Descolonialidade. Consciência histórica. Estado de Cristandade e Ética comunitária.

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Biografia do Autor

Jandir João ZANOTELLI, Academia Sul Brasileira de Letras e assessoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Professor aposentado UFPEL e UCPEL.

Filósofo, bacharel e graduado em Filosofia, Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1961) e (1963) - UFPEL; graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - UFPEL (1971). Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1977). Acadêmico - cadeira 46 da Academia Sul Brasileira de Letras e assessoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Professor aposentado UFPEL e UCPEL.

Referências

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

ZANOTELLI, J. J. Educação e descolonialidades dos saberes, das práticas e dos poderes. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 491–500, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1749. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1749. Acesso em: 28 abr. 2024.