“EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.17488Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Currículo, Educação do Campo, Formação de ProfessoresResumo
O artigo apresenta o conceito de qualidade a partir das políticas educacionais que orientam o currículo e a formação de professores no Brasil e reflete outras possibilidades de arranjos curriculares que considerem as demandas dos povos que vivem no e do campo. Metodologicamente, utiliza uma abordagem qualitativa em educação, com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e bibliográfica. A análise aponta que os contextos socioeconômicos e políticos que possibilitam a organização, aprovação e implementação de políticas educacionais são perpassados por interesses privatistas que seguem princípios neoliberais, contrapondo-se à organização de uma educação que atenda aos princípios defendidos pelos movimentos sociais que lutam pela garantia do direito à educação aos povos do campo.
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