“EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17488

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Currículo, Educação do Campo, Formação de Professores

Resumo

O artigo apresenta o conceito de qualidade a partir das políticas educacionais que orientam o currículo e a formação de professores no Brasil e reflete outras possibilidades de arranjos curriculares que considerem as demandas dos povos que vivem no e do campo. Metodologicamente, utiliza uma abordagem qualitativa em educação, com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e bibliográfica. A análise aponta que os contextos socioeconômicos e políticos que possibilitam a organização, aprovação e implementação de políticas educacionais são perpassados por interesses privatistas que seguem princípios neoliberais, contrapondo-se à organização de uma educação que atenda aos princípios defendidos pelos movimentos sociais que lutam pela garantia do direito à educação aos povos do campo. 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva RODRIGUES, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Licenciatura em Pedagogia (1994), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Realizando estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2023). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente da Educação Básica a rede estadual de ensino da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, ensino médio, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional. Primeira Secretária da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED) na gestão 2023-2025.

Luciélio Marinho da COSTA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciado em Letras/Português, Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, com Estágio Doutoral Sanduiche financiando pelo Programa PDSE/Capes, na Universidade de Barcelona/Espanha. Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba/Brasil, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação/Centro de Educação. Integrante do Grupo de Estudos Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo -UFPB/CNPq. Integra a Red Temática de Investigación de Educación Rural-RIER; Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública REDAP; Rede Latinoamericana em Pesquisa em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais-RedePECC-MS. Pesquisador do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais CECAMPE/Nordeste-Projeto "O Fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como Estratégia para a Gestão Democrática e para a Qualidade da Educação - Fase II (FNDE/UFPB). Possui experiência com docência e Gestão na Educação Básica. Temas de Interesse: Educação Rural; Educação do Campo; Movimentos Sociais do Campo; Formação de Professores; Currículo; Financiamento da Educação; Classes Multisseriadas. Editor da Revista Espaço do Currículo (UFPB).

Lucinete Gadelha da COSTA, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995) com Habilitação em Orientação Escolar, Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012). Desenvolve estudos sobre os temas: Formação de Professores, Gestão educacional, Currículo, Educação Popular, Educação do Campo e Ensino de Ciências. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA).

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S. .; COSTA, L. M. da; COSTA, L. G. da. “EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 235–255, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17488. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17488. Acesso em: 27 jun. 2024.