O PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

Palavras-chave:

Metodologia, Língua Portuguesa, Ensino Superior

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de inclusão. Evidencia também o desenvolvimento metodológico para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, por meio da análise do gênero charge, desenvolvendo a leitura e a escrita através do conhecimento dos significados. Visa, ainda, à reflexão acerca da necessidade do Atendimento Educacional Especializado no ensino superior para o estudante surdo, a fim de trabalhar dificuldades no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia para o desenvolvimento de nossa pesquisa se inscreve na perspectiva qualitativa de cunho discursivo-enunciativo, fundamentada nos estudos de Bakhtin (1970-1971) e o Círculo, tendo como conceito basilar a interação.

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Biografia do Autor

Sebastiana Almeida SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Estudos de Linguagem - UFMT, com a tese intitulada "CONSTRUINDO SABERES DA LP COMO L2: UMA EXPERIÊNCIA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA COM ESTUDANTES SURDOS ATRAVÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO". Mestre em Estudos de Linguagem -UFMT/2014,com a dissertação denominada:" A METODOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS: UM ESTUDO BAKHTINIANO". Possui Especialização em Educação Especial e Saúde - UNIVAG ( 1997), Neurociências e Educação - Faculdade Metropolitana (2020). Atua como pesquisadora do projeto de pesquisa Relendo Bakhtin: contribuições do Círculo de Bakhtin para uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa RELENDO BAKHTIN(REBAK), sob a coordenação da Professora Doutora Simone de Jesus Padilha, do PPGEL/UFMT. Coordena o grupo de Pesquisa: O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS. Orientadora da Pós-Graduação/PROFEI- Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - UFMT. Docente do curso de Letras Libras, licenciatura do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. Principais temas de Pesquisa e Orientação: educação especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e Ensino Superior, processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS como L1 e Língua Portuguesa como L2 para estudantes Surdos e o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica e Ensino Superior, práticas curriculares; formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial/inclusiva.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

SOUZA, S. A. O PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 338–359, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17435. Acesso em: 14 dez. 2024.