O coordenador pedagógico como agente mediador na ressignificação do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/56n9jv21


Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Prática Pedagógica, Intervenção formativa na escola

Resumo

Esse artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo maior é compreender como a coordenador pedagógico, como agente mediador, contribui na ressignificação da prática docente. Como aporte metodológico da pesquisa, a Pesquisa interventiva e o Materialismo histórico-dialético. A coleta de dados foi feita por meio de registros dos encontros em A.T.P.C., questionário e entrevistas. Como resultados destaca-se a necessidade de políticas voltadas para a formação do coordenador pedagógico enquanto formador de professores e que de fato a formação continuada seja de fato um meio de formação docente e não apenas parte de uma legislação que não se efetiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Aparecida CAETANO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Presidente Prudente)

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Presidente Prudente), linha de pesquisa: Processos Formativos, Infância e Juventude. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014-2016), linha de pesquisa: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2008), com habilitação para Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais, Administração Escolar na Educação Básica e Magistério das Matérias Pedagógicas no Ensino Médio. Atuou como Assessora de Coordenação Pedagógica no Departamento Municipal de Educação, atuou como diretora da creche Professora Clotildes Lopes Trevisan. Atualmente Coordenadora Pedagógica da EMEF Adhemar Palmiro. Atuou como membro do grupo de pesquisa Escola e Formação (UEL). Membro do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEE-thc/UNESP). Atua nas áreas de ensino, pesquisa e gestão escolar. 

  • José Milton de LIMA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Presidente Prudente)

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Foi aprovado no Concurso de Livre docência em Educação Física Infantil, no ano de 2018. Atualmente é Docente aposentado do Departamento de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude. Coordenou o Núcleo de Ensino da FCT/UNESP/PP, no período de 2005 a 2007 e no período de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, brincadeira, infância, cultura lúdica, culturas da infância, cultura corporal, formação de professores e Educação Física escolar. 

Referências

ABRANTES, Antônio Angelo. Como ensinar? O método da pedagogia histórico–crítica e a aula como unidade concreta de relações sociais. In: PASQUALINI, Julianna Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes (orgs). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018, p. 99-116.

GASPARIM, João Luiz. Uma didática para pedagogia histórico-critica. 5.ed.rev. Campinas: Autores Associados, 2012,

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.2, p. 57-63, 1995.

LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: _______O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978, p. 279-302.

LEONTIEV, Alexis Nicolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Pena Villalobos. 13 ed. São Paulo: ícone, 2014, p. 59- 102.

LURIA, Alexander Romanovich A palavra e o conceito. In:______. Curso de psicologia geral: Linguagem e pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. V.4. p. 17-51.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARTINS, Ligia Márcia. Introdução aos fundamentos epistemológicos da psicologia sócio-histórica. In: MARTINS, Ligia Márcia (Org.). Sociedade, educação e subjetividade: reflexões temáticas à luz da psicologia sócio-histórica. São Paulo: UNESP, Cultura Acadêmica, 2008. p. 33- 60.

MARTINS, Ligia Márcia. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 130–143, 2013.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011.

ROCHA, Maria Lopes da; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicol. cienc. prof. [online], v.23, n.4, p. 64-73, 2003.

SÃO PAULO. Resolução SEDUC 3 de 12 de janeiro de 2021. Dispõe sobre a função gratificada do professor coordenador e dá providências correlatas. São Paulo: SP,2021. Disponível em: < http://www.educacao.sp.gov.br/> Acesso em 17/05/2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 45. ed. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7, n.1, p. 286-293, jun.2015.

VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim. Processo grupal e construção coletiva do conhecimento: a história do GEIPEEthc. In: VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim; NUNES, Rodrigo Lima; SANTOS, Ariana Aparecida Nascimento do; FÉLIX, Tatiana da Silva Pires. Processo grupal e práxis científica: a história do GEIPEEthc. São Carlos: Pedro &João Editores, 2018, p.23-48.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Tomo I. Madri: Visor e MEC, 2013.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

O coordenador pedagógico como agente mediador na ressignificação do trabalho docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 548–572, 2025. DOI: 10.29286/56n9jv21. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17419. Acesso em: 5 dez. 2025.