As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais

Autores

  • Endrigo Antunes MARTINS endrigoam@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marta Maria Pontin DARSIE marponda@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v24i57.1740

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Aprendizagem da Cinemática, Ciências no Ensino Fundamental.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Aprendizagem da Cinemática. Ciências no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Endrigo Antunes MARTINS, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Fundação Educacional de Votuporanga (2005). Especialista em Educação pela UNIC - Universidade de Cuiabá. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado do Mato Grosso,

Marta Maria Pontin DARSIE, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, metacognição e matemática, educação de jovens e adultos.

Referências

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

MARTINS, E. A.; DARSIE, M. M. P. As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 703–722, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.1740. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1740. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática