As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais
DOI:

Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Aprendizagem da Cinemática, Ciências no Ensino Fundamental.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Aprendizagem da Cinemática. Ciências no Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David; NOVAK, Paul; HANESIAN, Joseph. Psicologia
Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em
educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
COLL, César. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto
Alegre: Artes Médicas. 1994.
______. (Org.). O Construtivismo na Sala de Aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
DARSIE, Marta Maria Pontin. A reflexão distanciada na construção dos
conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
GROTTI, Rogério. O Projeto Observatórioda Educação com Foco em
Matemática e Iniciação às Ciências: possíveis contribuições na aprendizagem da docência e perspectiva de configurar-se como alternativa de atividades complementares na formação inicial (licenciatura em matemática). Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2013.
MARTINS, Endrigo Antunes. A influência da “matematização” na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2014.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem
Significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
MOREIRA, Marco Antônio. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua
implementação em sala de aula. Brasília, DF: EdUnB, 2006.
POZO, Juan Ignacio; GÓMES CRESPO, Miguel Ángel. A Aprendizagem e o
Ensino de Ciências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como Ensinar. Porto Alegre:
Artmed, 1998.