Saúde e absenteísmo docente no período pós-pandêmico na região de abrangência da 15ª CRE/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/9an6ph08


Palavras-chave:

Saúde ocupacional, Trabalho, Escola

Resumo

O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa com objetivo de mapear o perfil e características das doenças que provocaram absenteísmo de professores da rede pública estadual na região de abrangência da 15ª CRE/RS, em 2022. Os dados foram obtidos de laudos/licenças solicitados constando o CID e o número de dias solicitados. A análise dos dados foi de conteúdo. As doenças de maior incidência são ortopédicas e psiquiátricas ou emocionais. O absenteísmo é visto, sobretudo, como fator oriundo do indivíduo, desconsiderando-se causas sociais, de ambientes laborais ou sistêmicas. A responsabilização do trabalhador encobre suas verdadeiras causas.

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Biografia do Autor

  • Arnaldo NOGARO, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Graduação em Psicologia em andamento. Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, aprendizagem, docência universitária, formação docente e educação em saúde. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. Reitor da URI Gestão 2018-2022 e 2023-2026. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen e Programa em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Mestrado Consorciado UNIJUÍ, UNICRUZ, URI). Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta) e Revista Eletrônica Vivências (URI). Atuou como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006 até 2018. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Grupo de Pesquisa Formação de Professores, saberes e práticas - GPPE - Certificado pelo CNPq. Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017). Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (CRV, 2018). Kant e a educação em diálogo permanente (CRV, 2018). Primeiros Passos na docência: horizontes, vozes, sentimentos e emoções (2021). Coordenação Pedagógica # Educação Infantil (2022).

  • Adriane Cristina Bernat KOLANKIEWICZ, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Mãe do Lucas (4anos) e do Alexandre (14 anos). Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora adjunto nível III da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) associado (UNICRUZ-UNIJUI-URI) (2021-atual), Docente do corpo permanente das disciplinas Políticas Públicas em Saúde, Educação em Saúde, Comunicação Científica Escrita, Interdisciplinariedade e Ciência, Métodos de Pesquisa na Área Interdisciplinar e Pesquisa Ação Participante. Docente dos cursos de Enfermagem e Medicina. Na graduação ministra as disciplinas de Gestão em Enfermagem e Sistemas de Saúde, Saúde Coletiva: Políticas Públicas de Saúde e a Rede Assistencial, Saúde Coletiva: Planejamento e Gestão em Saúde, Saúde Coletiva: Diagnóstico da Comunidade e Prática em Saúde Coletiva. Tem 15 anos de experiência em pesquisa e atuação no Ensino Superior. É Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde (2017-Atual). Membro da Mixed Methods International Research Association (MMIRA). Foi coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) Polo RS no período (2016-2018); Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente Núcleo de Ijuí (2014-2018). Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Editora Chefe da Revista Contexto Saúde (2017-atual), editora associada da Revista de Enfermagem da UFSM (2020-atual) e Revista Avances en Enfermería (2024-atual). Desenvolve estudos que abordam a segurança do paciente, transição do cuidado, integração dos serviços de saúde e letramento em saúde. Bolsista produtividade do CNPQ (PQ-2).

  • Eduarda LORENZI, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

    Estudante de Medicina pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Bolsista PPIBIC CNPq.

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Saúde e absenteísmo docente no período pós-pandêmico na região de abrangência da 15ª CRE/RS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 111–135, 2025. DOI: 10.29286/9an6ph08. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17124. Acesso em: 5 dez. 2025.