Práticas educativas em foco: letras de música para formação crítica no contexto da EPT
DOI:
https://doi.org/10.29286/sbn3x727Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Educativas, Letras de Música, Língua InglesaResumo
Este artigo evidencia o uso de letras de música como instrumento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, embasado no quadro teórico da didática para a pedagogia histórico-crítica de Gasparin (2012). A pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa com 28 estudantes de três cursos técnicos, gerou dados por meio de questionários pré-e pós-intervenção e das produções dos participantes, que foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram avanços no pensamento crítico dos participantes após a intervenção, corroborando a eficácia do instrumento pedagógico e do quadro teórico usados no estudo.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BETTONI, M.; GALLEGO-CAMPOS, F. R. Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Aprendizagem de Inglês – Resultados e Reflexões Discentes. Imagens da Educação, v. 9, n. 3, p. 42-54, 19 dez. 2019. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/42594 Acesso em: 27 set. 2022.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122 Acesso em: 03 jun. 2022.
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. Disponível em: https://gepel.furg.br/images/MANACORDA_MARX_E_A_PEDAGOGIA_MODERNA.pdf Acesso em: 18 ago. 2022.
PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.575 Acesso em: 18 ago. 2022.
PACHECO, E. Fundamentos Político-Pedagógico dos Institutos Federais, IFRN, 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1018/Fundamentos%20Poli%CC%81tico-Pedago%CC%81gicos%20dos%20Institutos%20Federais%20-%20Ebook.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 18 ago. 2022.
PALACIOS, N.; CHAPETÓN, C. M. Students’ Responses to the Use of Songs in the EFL Classroom at a Public School in Bogotá: A Critical Approach. GIST – Education and Learning Research Journal, [S. l.], n. 9, p. 9–30, 2014. DOI: 10.26817/16925777.141. Disponível em: https://latinjournal.org/index.php/gist/article/view/435 Acesso em: 27 set. 2022.
PROENÇA, M. H.; FUINI, L. L. Música E Pensamento Crítico Nas Aulas De Língua Inglesa Na Educação Profissional E Tecnológica. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare. v15i36.25142. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25142 Acesso em: 27 set. 2022.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, L. N. da. Além do “fill in the blanks”: a música e o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. Disponível em https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2164 Acesso em: 27 set. 2022.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.



















































