Práticas educativas em foco: letras de música para formação crítica no contexto da EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/sbn3x727


Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Educativas, Letras de Música, Língua Inglesa

Resumo

Este artigo evidencia o uso de letras de música como instrumento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, embasado no quadro teórico da didática para a pedagogia histórico-crítica de Gasparin (2012). A pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa com 28 estudantes de três cursos técnicos, gerou dados por meio de questionários pré-e pós-intervenção e das produções dos participantes, que foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram avanços no pensamento crítico dos participantes após a intervenção, corroborando a eficácia do instrumento pedagógico e do quadro teórico usados no estudo.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia TOMAZELLI, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2024), Especialista em Coordenação Pedagógica: Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2011), possui Graduação em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Câmpus Erechim (2008). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, em exercício na Reitoria do IFSC. 

  • Marimar da SILVA, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem) e Comunicação. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: formação de professor de línguas estrangeiras; tecnologias digitais na educação básica, técnica e tecnológica; línguas estrangeiras no contexto profissional; educação de surdos na EPT; discurso de gênero e apagamentos no contexto profissional. É parecerista ad hoc de revistas brasileiras e internacionais na área de Educação e Linguística Aplicada e tem publicações no Brasil e exterior. 

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Práticas educativas em foco: letras de música para formação crítica no contexto da EPT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 593–619, 2025. DOI: 10.29286/sbn3x727. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17068. Acesso em: 5 dez. 2025.