Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento
DOI:
10.29286/rep.v27i64.1702Palavras-chave:
Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.Resumo
O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social.
Palavras-chave: Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Adilson Cesar de. Gestão, avaliação e qualidade da educação:
políticas públicas reveladas na prática escolar. Brasília, DF: Líber Livros; Faculdade de Educação/Universidade de Brasília, 2012.
BASBAUM, Leôncio. Sociologia do materialismo: introdução a história da
filosofia. São Paulo: Símbolo, 1978.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da
partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber com o outro; v. 1).
CARDOSO, Maria de Lourdes. Reflexões sobre ética e construção do
conhecimento (anotações para pesquisa – versão preliminar). ANPED, 17., 1994, Caxambu. Anais.... Caxambu: 24 out. 1994.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?
Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação, Campinas: Autores Associados, 2003.
DARTE, Newton. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação
em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan./jun. 2006.
DARTE, Newton. Vygotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações Neoliberais e Pós-Modernas da Teoria Vygotskiana. Campinas: Autores Associado, 2000.
FERNANDES, Maria Dilnéia E. A produção acadêmica sobre políticas e
formação de professores no âmbito do programa de pós-graduação em educação da UFMS. Intermeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 14, n. 27, p. 20-27, jan.-jun./2008.
FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista:
perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p.481-496, abr.-jun., 2016.
FREIRE, Paulo; SCHOR, Ira. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana. Ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 31-93.
GAMBOA, Sánchez S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
IANNI, Otávio. Construção de Categorias. Transcrição de aula dada no Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC/SP, 1º semestre de 1986.
IANNI, Otávio. A crise de paradigmas na sociologia. RBCS, n. 13, Ano 5. Junho, 1990.
MACIEL, Adriana M. R.; ISAIA, Silvia M. A.; BOLZAN, Doris P. V. Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. 35, p. 1-18, 2012.
KASPCHAK, Marilene. Contribuição da pedagogia histórico-crítica no
processo de formação docente-discente. 214f. Dissertação (Mestrado em
Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
KASPCHAK, Marilene; GASPARIN, João Luiz. A pedagogia históricocrítica
como instrumento de planejamento docente-Discente. Jornada
Histedbr, Faculdade de Educação, Unicamp, 2017 Disponível em:
www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/5/
artigo_simposio_5_500_marilenekaspchak@hotmail.com.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.
MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Cerqueira R. de. Pesquisa
educacional: uma análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Programa de Pós-Graduação em Educação e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás–PUC Goiás, 2015.
MANCEBO, Denise; VALE Andréia. A.; MARTINS, Tânia B. Políticas de
expansão da educação superior no Brasil 1995-2010.Revista Brasileira de
Educação, v. 20, n. 60, jan./mar. 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Waltensir
Dutra e Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1988.
NASCIMENTO, Isabel M.; NASCIMENTO, Manuel Nelito M. A prática
social como o ponto de partida e o ponto de chegada da reconstrução histórica das instituições escolares. Revista Quaestio, Sorocaba-SP, v. 18, n. 3, p. 625-634, nov. 2016.
NEVES, Lúcia Maria W. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., Goiânia. Anais... Goiânia: AMPED, 2013. p. 1-15.
PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. Porto:
Livraria Apostolado da Imprensa, 1976.
SANTOS, Boaventura Souza. Um Discurso sobre Ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Epistemologias de las politicas educativas: algumas
precisiones conceptuales. In: TELLO, Cesar. Epistemologia de la política
educativa. Campinas: Mercado de letras, 2013. p. 495-501.
SAVIANI, Dermeval. Epistemologias da política educacional: algumas
precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en
Política Educativa. Publicação continuada de la Red de Estudios Teóricos y
Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe, v. 2, p. 1-5, 2017. Disponible en: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe>. Acesso: 17 nov. 2013.
SEVERINO, Antônio. O conhecimento pedagógico e a
interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
SEVERINO, Antônio. Preparação técnica e formação ético-política dos
professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de
educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
SEVERINO, Antônio. A busca do sentido da formação humana: tarefa da
Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006.
SEVERINO, Antônio. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Cadernos Pedagogia Universitária, São Paulo, USP, n. 3, 2008.
SEVERINO, Antônio. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, 2013.
SILVA, Maisa Miralva da. A perspectiva histórico-crítica na pesquisa social. Boletín Electrónico Surá, San José, n. 170, Setiembre 2010. Escuela de Trabajo Social, Universidad de Costa Rica. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017.
SILVA, Maria Vieria; DINIZ, Paulo Vinícius Lamana. Enredamentos históricos da participação da esfera privada na questão social e no setor educacional. Educ. soc., Campinas, v. 35, n. 126, p. 43-59, jan.-mar. 2014.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de. Qualidades Epistemológicas e Sociais na Formação, Profissionalização e Prática dos Professores. Souza, R. C. C. R. de.; Magalhães, S. M. O. Poiésis e Práxis II – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2014a.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Matins O.
(Org.). Método e metodologia na pesquisa sobre professores(as). In: Pesquisa sobre professores(as) métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora Puc-Goiás, 2014b.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Martins
O. Os discursos políticos e a produção acadêmica sobre formação: qualidade social ou qualidade mercadológica? In: Anais do VII Seminario Internacional - Valorización de laprofesión y laformación docente: tendencias y desafios contemporáneos para la ciudadanía y la inclusión, 2016a.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Martins
O. 2016b. Formação, profissionalização e Trabalho docente em defesa da
qualidade social da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2016b.
TELLO, Cesar. Epistemologia de la política educativa. Campinas: Mercado
de letras, 2013. p. 495-501.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1977.
WARDE, Mirian J. O Papel da pesquisa na pós-graduação em educação.
Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 73, p. 67-75, 1990.