Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento

Autores

  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de SOUZA ruthcatarina@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás
  • Solange Martins Oliveira MAGALHÃES solufg@hotmail.com
    Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v27i64.1702


Palavras-chave:

Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.

Resumo

O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social.

 

Palavras-chave: Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de SOUZA, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Educação
  • Solange Martins Oliveira MAGALHÃES, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Educação

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 17–40, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.1702. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1702. Acesso em: 11 abr. 2025.