Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento

Autores

  • Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de SOUZA ruthcatarina@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás
  • Solange Martins Oliveira MAGALHÃES solufg@hotmail.com
    Universidade Federal de Goiás

DOI:

10.29286/rep.v27i64.1702

Palavras-chave:

Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.

Resumo

O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social.

 

Palavras-chave: Epistemologia. Pesquisa. Professores. Conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de SOUZA, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação

Solange Martins Oliveira MAGALHÃES, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação

Referências

ARAÚJO, Adilson Cesar de. Gestão, avaliação e qualidade da educação:

políticas públicas reveladas na prática escolar. Brasília, DF: Líber Livros; Faculdade de Educação/Universidade de Brasília, 2012.

BASBAUM, Leôncio. Sociologia do materialismo: introdução a história da

filosofia. São Paulo: Símbolo, 1978.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da

partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber com o outro; v. 1).

CARDOSO, Maria de Lourdes. Reflexões sobre ética e construção do

conhecimento (anotações para pesquisa – versão preliminar). ANPED, 17., 1994, Caxambu. Anais.... Caxambu: 24 out. 1994.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?

Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação, Campinas: Autores Associados, 2003.

DARTE, Newton. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação

em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan./jun. 2006.

DARTE, Newton. Vygotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações Neoliberais e Pós-Modernas da Teoria Vygotskiana. Campinas: Autores Associado, 2000.

FERNANDES, Maria Dilnéia E. A produção acadêmica sobre políticas e

formação de professores no âmbito do programa de pós-graduação em educação da UFMS. Intermeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 14, n. 27, p. 20-27, jan.-jun./2008.

FERNANDES, Sabrina. Pedagogia crítica como práxis marxista humanista:

perspectivas sobre solidariedade, opressão e revolução. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p.481-496, abr.-jun., 2016.

FREIRE, Paulo; SCHOR, Ira. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana. Ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 31-93.

GAMBOA, Sánchez S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.

IANNI, Otávio. Construção de Categorias. Transcrição de aula dada no Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC/SP, 1º semestre de 1986.

IANNI, Otávio. A crise de paradigmas na sociologia. RBCS, n. 13, Ano 5. Junho, 1990.

MACIEL, Adriana M. R.; ISAIA, Silvia M. A.; BOLZAN, Doris P. V. Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. 35, p. 1-18, 2012.

KASPCHAK, Marilene. Contribuição da pedagogia histórico-crítica no

processo de formação docente-discente. 214f. Dissertação (Mestrado em

Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

KASPCHAK, Marilene; GASPARIN, João Luiz. A pedagogia históricocrítica

como instrumento de planejamento docente-Discente. Jornada

Histedbr, Faculdade de Educação, Unicamp, 2017 Disponível em:

www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/5/

artigo_simposio_5_500_marilenekaspchak@hotmail.com.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

MAGALHÃES, Solange Martins O.; SOUZA, Ruth Cerqueira R. de. Pesquisa

educacional: uma análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Programa de Pós-Graduação em Educação e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás–PUC Goiás, 2015.

MANCEBO, Denise; VALE Andréia. A.; MARTINS, Tânia B. Políticas de

expansão da educação superior no Brasil 1995-2010.Revista Brasileira de

Educação, v. 20, n. 60, jan./mar. 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Waltensir

Dutra e Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1988.

NASCIMENTO, Isabel M.; NASCIMENTO, Manuel Nelito M. A prática

social como o ponto de partida e o ponto de chegada da reconstrução histórica das instituições escolares. Revista Quaestio, Sorocaba-SP, v. 18, n. 3, p. 625-634, nov. 2016.

NEVES, Lúcia Maria W. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., Goiânia. Anais... Goiânia: AMPED, 2013. p. 1-15.

PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. Porto:

Livraria Apostolado da Imprensa, 1976.

SANTOS, Boaventura Souza. Um Discurso sobre Ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Epistemologias de las politicas educativas: algumas

precisiones conceptuales. In: TELLO, Cesar. Epistemologia de la política

educativa. Campinas: Mercado de letras, 2013. p. 495-501.

SAVIANI, Dermeval. Epistemologias da política educacional: algumas

precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en

Política Educativa. Publicação continuada de la Red de Estudios Teóricos y

Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe, v. 2, p. 1-5, 2017. Disponible en: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe>. Acesso: 17 nov. 2013.

SEVERINO, Antônio. O conhecimento pedagógico e a

interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

SEVERINO, Antônio. Preparação técnica e formação ético-política dos

professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de

educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

SEVERINO, Antônio. A busca do sentido da formação humana: tarefa da

Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006.

SEVERINO, Antônio. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Cadernos Pedagogia Universitária, São Paulo, USP, n. 3, 2008.

SEVERINO, Antônio. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, 2013.

SILVA, Maisa Miralva da. A perspectiva histórico-crítica na pesquisa social. Boletín Electrónico Surá, San José, n. 170, Setiembre 2010. Escuela de Trabajo Social, Universidad de Costa Rica. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017.

SILVA, Maria Vieria; DINIZ, Paulo Vinícius Lamana. Enredamentos históricos da participação da esfera privada na questão social e no setor educacional. Educ. soc., Campinas, v. 35, n. 126, p. 43-59, jan.-mar. 2014.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de. Qualidades Epistemológicas e Sociais na Formação, Profissionalização e Prática dos Professores. Souza, R. C. C. R. de.; Magalhães, S. M. O. Poiésis e Práxis II – Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2014a.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Matins O.

(Org.). Método e metodologia na pesquisa sobre professores(as). In: Pesquisa sobre professores(as) métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. Goiânia: Editora Puc-Goiás, 2014b.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Martins

O. Os discursos políticos e a produção acadêmica sobre formação: qualidade social ou qualidade mercadológica? In: Anais do VII Seminario Internacional - Valorización de laprofesión y laformación docente: tendencias y desafios contemporáneos para la ciudadanía y la inclusión, 2016a.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de.; MAGALHÃES, Solange Martins

O. 2016b. Formação, profissionalização e Trabalho docente em defesa da

qualidade social da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2016b.

TELLO, Cesar. Epistemologia de la política educativa. Campinas: Mercado

de letras, 2013. p. 495-501.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1977.

WARDE, Mirian J. O Papel da pesquisa na pós-graduação em educação.

Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 73, p. 67-75, 1990.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 17–40, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.1702. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1702. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores