A contribuição pedagógica das Ligas Camponesas na história das lutas no campo brasileiro

Autores

  • Solange Pereira da SILVA solan.pereira@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Artemis Augusta Mota TORRES aatorres@ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v24i57.1684

Palavras-chave:

Educação, Movimentos Sociais, Ligas Camponesas, Pesquisa educacional. UFMT. PPGE

Resumo

Ligas Camponesas e a sua contribuição para a criação da vontade coletiva popular na luta pela democratização do acesso à terra em Pernambuco, Brasil. Delineamos elementos da conjuntura político-jurídico-econômica como marcos históricos da estrutura fundiária e agrária no País, que fortaleceram antigas oligarquias rurais e urbanas e alimentaram diversos conflitos no campo. Palavras-chave: Ligas Camponesas. Movimentos Sociais. Dimensão Pedagógica.

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Biografia do Autor

Solange Pereira da SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

GPMSE,

Artemis Augusta Mota TORRES

Graduada em Filosofia pela Universidade Santa Úrsula (1969). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980) e doutorado em Ciencias de La Educación – Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha(1992). Professora emérita da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade. Coordena, desde 1993, o Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, movimentos sociais, democracia educação popular e política educacional.

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

SILVA, S. P. da; TORRES, A. A. M. A contribuição pedagógica das Ligas Camponesas na história das lutas no campo brasileiro. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 593–611, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.1684. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1684. Acesso em: 13 nov. 2024.