FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.16689


Palavras-chave:

Formação de Professores, Planejamento, Centro de Formação e Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a formação continuada na rede pública de ensino em Grajaú/MA. Teve por objetivo investigar a relação entre formação continuada e o planejamento pedagógico dos professores. Utilizou-se uma abordagem mista, de caráter exploratório e documental. Aplicou-se um questionário aos dezesseis professores de uma escola pública. Foi constatado por meio da pesquisa que os professores participam das formações pelo período de até um ano. Para os docentes, o processo de formação continuada representa a aquisição de conhecimentos e mudança no planejamento em sala de aula. Os resultados apontaram que estes profissionais têm a necessidade de cursos voltados para a saúde mental visando a melhoria do trabalho docente.

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Biografia do Autor

  • Gabriele Castro CASSANI, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), graduada em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Assessora Técnica da Diretoria de Educação a Distância da Capes. Atuou como coordenadora na Coordenação-Geral de Formação de Professores da Educação Básica (CGFORP) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) (2020-2023). Atuou na Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes (2012 - 2020), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência (Pibid) e no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Federais de Educação - GPPFE/UCB, financiado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Políticas Públicas e Educação Básica. 

  • Isabel Cristina Pereira Dantas de ALMEIDA, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Graduada em Nutrição pela faculdade ANHANGUERA de Brasília, Pós-graduada em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Araguatins. Com experiência no Programa na Nacional de Alimentação Escolar, na compra da agricultura familiar, acompanhamento, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas Sociais do Governo Federal. Mestre em Políticas Públicas (UCB). Atualmente, doutoranda pelao Programa de Pós-graduação Scritu Sensu em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

  • Renato de Oliveira BRITO, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas Educacionais) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador Associado e Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2025). Atualmente é Pesquisador Sênior do Centro de Internacionalização de Educação:Brasil-Austrália. Visiting Scholar Short Term em Columbia University Nova York (2019 e 2021).

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ (MA). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 173–191, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16689. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16689. Acesso em: 23 mar. 2025.