FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ (MA)
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.16689Palavras-chave:
Formação de Professores, Planejamento, Centro de Formação e Educação BásicaResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a formação continuada na rede pública de ensino em Grajaú/MA. Teve por objetivo investigar a relação entre formação continuada e o planejamento pedagógico dos professores. Utilizou-se uma abordagem mista, de caráter exploratório e documental. Aplicou-se um questionário aos dezesseis professores de uma escola pública. Foi constatado por meio da pesquisa que os professores participam das formações pelo período de até um ano. Para os docentes, o processo de formação continuada representa a aquisição de conhecimentos e mudança no planejamento em sala de aula. Os resultados apontaram que estes profissionais têm a necessidade de cursos voltados para a saúde mental visando a melhoria do trabalho docente.
Downloads
Referências
ABRUCIO, F. L. Desafios da profissão docente: experiência internacional e o caso brasileiro. São Paulo: Moderna, 2021.
ALARCÃO, I. (Org.) Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 nov. 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 22 ago. 2023.
BRASIL. MEC. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 161/1986. Reformulação do curso de pedagogia. Relatora: Eurides Brito da Silva. Documenta 303, Brasília, MEC/CFE, p. 22-31, mar. 1986.
BRASIL. MEC. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei%209394.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 5 set. 2023.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DARLING-HAMMOND, L.; LIEBERMAN, A. (Eds.). Teacher education around the world: what can we learn from international practices? London: Routledge, 2012.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FREITAS, L. C.; OLIVEIRA, M. T. O uso de tecnologias educacionais na formação de professores: estudo de caso no Centro de Formação. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 14, n. 1, p. 158-172, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
HEGETO, L. C. F. et al. Conhecimentos didático-pedagógico: sentido e uso do planejamento. Revista Transmutare, v. 2, n. 2, p. 211-227, jul./dez. 2017.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
MAGALHÃES, L. K. C.; AZEVEDO, L. C. S. S. Formação Continuada e suas Implicações: Entre a Lei e o Trabalho Docente. Caderno Cedes, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan./abr. 2015.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NASCIMENTO, C. A. D. Formação docente contínua: a busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI. Cecierj, 2014. Disponível em: http://educacaopublica.cecierj.edu.br/revista/?p=37948. Acesso em: 30 ago. 2023.
ROSA, J. G. Grande sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios Públicos, n. 99, p. 195-224, 2005.